A Beleza de uma festa franciscana
No outono de Assis, as árvores entregam à terra suas folhas, e Francisco o seu corpo. Aqui, a primavera do hemisfério sul, nos conduz a celebrar com toda a criação a vida nova das flores: a ressurreição de nosso Irmão Menor Francisco.
E foi neste espírito, unida à Criação já cantada pelo Pai Francisco, que a Família Franciscana de Ituporanga (OFS, Irmãs Franciscanas de São José, Frades, Seminaristas, Aspirantes e toda a comunidade) celebrou o Trânsito e a Solenidade de São Francisco de Assis.
Na segunda feira, 03 de outubro, ocorreu a celebração do Trânsito, encenado pelos seminaristas e cantado pelo Coral Santo Estevão e pelos frades da fraternidade na capela do Seminário.
Frei Evandro conduziu a celebração e resgatou em sua partilha os valores franciscanos presentes nesta terra. Com seu modo fraterno, dedicou especial atenção aos valores de cada um dos membros da Fraternidade, enfatizando que é através desses valores que o mundo redescobre hoje Francisco de Assis como modelo de seguimento de Jesus Cristo e encontro com toda a humanidade que muitas e muitas vezes sofre.
Em seguida, a Família Franciscana dirigiu-se ao refeitório do Seminário para uma confraternização. Os frades do seminário acolheram a todos dizendo, em poucas palavras, o quanto era importante este momento, salientando que nosso carisma redescobriu a importância de sentar-se à mesa como lugar de encontro com a Fraternidade e com o Senhor, e acrescentaram: "sirvam-se do que temos... é mais de vocês do que nosso!"
Na terça feira, a Fraternidade, Paróquia e Seminário, reuniu-se para celebrar a Festa. Depois do almoço festivo e de uma tarde de confraternização no Seminário, dirigiu-se à Igreja Matriz de Ituporanga, para celebrar com toda a comunidade.
Inúmeros ex-seminaristas estiveram presentes na celebração, isso nos recordou a grande missão que o seminário tem: formar jovens franciscanos para o mundo e para a Igreja. É bom ver o quanto a semente do nosso carisma dá seus frutos naqueles que se aproximam de nós.
Por fim, Frei Waldemar presenteou esta celebração tão franciscana com uma de suas poesias, conduzindo-nos à Beleza, Beleza esta que, conforme já afirmado, salvará o mundo.
Francisco Fraterno
É filho de planos
Sob um Deus paterno
Crê em cosmos sem danos.
E com Paz e Bem
Alcança o Fratello
Do Pai na Unidade
De criação, um elo
A irmã cotovia
Canta ao Poverello
A ecologia
É o seu anelo
Francisco viveu
Do Evangelho o essencial,
Ainda não nasceu
Um outro igual
Francisco chorava
Nas ruas e praças
E, ao Crucificado
Leva todas as raças.
Francisco e Clara
Em nosso coração,
Nos abrem caminhos
A uma doação
Francisco de Assis,
Trovador sem - par
Invoca os irmãos
O Amor a amar
A dor e o Amor
Revestem Francisco,
Assim o pobrezinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário