10 dezembro, 2016

5 hábitos que todo católico pode ter


Todos os dias Deus realiza um milagre, que muitas vezes, passa despercebido em nossas vidas. Ele nos dá a oportunidade de acordar e construir uma nova história vivendo um novo dia. Por isso para que a nossa vida seja um verdadeiro louvor a Deus, cinco hábitos (bem simples) são recomendados para que a nossa vida esteja sempre unida ao mistério de Deus.

1. Agradecer a Deus pelo dom da vida


 Ao acordar, a primeira (e melhor) coisa que podemos fazer é agradecer e oferecer a Deus o novo dia que Ele nos presentou, com uma oração simples e sincera que brote do nosso coração.

2. Ajudar alguém (fazer caridade)


Ao longo do dia podemos realizar pequenas obras de caridade que revelam o amor a Deus e o amor ao próximo. Por exemplo: Dizer palavras de agradecimento e educadas, olhar nos olhos da pessoa com quem estamos falando ou ajudar alguém no trabalho, na escola ou em casa fazem com que as pessoas se sintam amadas e valorizadas e vejam o Amor de Deus em nós.

3. Ler a Palavra de Deus todos os dias


A leitura da Palavra de Deus é uma das formas dEle falar conosco. A Palavra de Deus nos fortalece na caminhada e está acessível em diversos formatos (Bíblia, aplicativos de celular, sites na internet, etc). A meditação das leituras do dia é a melhor forma de pouco a pouco ir criando intimidade com a Palavra de Deus, aumentando a nossa fé e fortalecendo a nossa caminhada, além de nos ajudar a participar melhor da Santa Missa.

4. Rezar o Terço e/ou o Ângelus


O terço é uma maneira de meditarmos os diversos momentos da vida de Jesus atualizando-os para o nosso dia a dia. O terço pode ser rezado em diversos momentos do dia. Tem gente que gosta de reza-lo ao acordar, ou antes, de dormir, outros que o rezam no caminho para o trabalho ou até mesmo enquanto espera alguém e até enquanto estão realizando alguma atividade. O importante é rezar com devoção e com o coração. 

Outra meditação que podemos fazer é a oração do Ângelus, uma breve, simples e muito bonita tradição da Igreja. A oração do Ângelus consiste em rezar de uma a três vezes ao dia (6h, 12h, 18h) meditando sobre a Anunciação do Senhor e honrando Jesus e a nossa Mãezinha.

5. Agradecer a Deus pelo dia que se passou


Antes de dormir é sempre bom falar alguns poucos minutos com Deus, fazendo uma pequena recordação, breve, do que se passou no dia (os fatos alegres, tristes ou rotineiros) como uma forma de louvar e agradecer pelo dom de ter vivido tudo isso e poder descansar.


Por fim, a nossa vida pode ser sempre um grande louvor a Deus, com esses cinco hábitos simples podemos trabalhar a nossa fé e estar sempre em contato com esse nosso Pai e Criador que se faz presente em todos os momentos da nossa vida e da nossa história.

Deixe seu comentário!

Paz e Bem!

Marcelo Tadeu da Silva Cardoso (32)
Aspirante




Um comentário:

  1. Essa coisa de terço foi ordem de Deus? Deus permite? Onde selê isso na Bíblia?

    ResponderExcluir