FORMAÇÃO


A Fraternidade de Acolhimento Vocacional do Seminário São Francisco de Assis, localizado na cidade de Ituporanga, SC, é uma casa de acolhimento e cultivo vocacional para adolescentes e jovens que busquem um aprofundamento na vida de fé, um amadurecimento pessoal e queiram conhecer a vida franciscana mais de perto, com vistas a abraçar esta forma de vida.

A casa acolhe dois grupos distintos de vocacionados: adolescentes e jovens, que ainda não cursaram/completaram o Ensino Médio e que desejam fazê-lo conosco, enquanto conhecem o carisma franciscano; e os jovens e adultos, com o Ensino Médio completo, chamados Aspirantes, que aspiram serem, um dia, frades franciscanos.
Ao mesmo tempo em que cursam o terceiro ano do Ensino Médio, os seminaristas, juntamente com o grupo de Aspirantes, com acompanhamento próprio e específico, se preparam para serem admitidos ao Postulantado da Província.

Objetivos

O Seminário garante as possibilidades para o discernimento da própria vocação e a iniciação na vida fraterna, ao mesmo tempo em que promove catequese de base, o conhecimento maior de si mesmo (amadurecimento pessoal), enquanto os seminaristas recebem sua formação educacional em uma escola pública da cidade.
O Seminário também oferece formações diversas para assim possibilitar aos jovens melhores condições para o Ensino Superior e para as etapas da formação inicial.
O Seminário, além de aspectos educacionais, é também um espaço de fortalecimento de laços fraternos e do espírito de companheirismo pela convivência mais ampla, pelo senso de responsabilidade e de doação mútua nas tarefas da casa, fazendo frente ao fechamento e ensinamentos provenientes de realidades sociais e familiares modernas, pouco adequadas para um desenvolvimento sadio da personalidade.
Sua principal dimensão é, portanto, a Formação e os Estudos, mas pode-se destacar cinco pilares que sustentam a experiência vivida pelos jovens que por aqui passam:

Estudo: Aos seminaristas e aspirantes são oferecidas formações nas áreas humanas e religiosas, bem como com temáticas franciscanas para que possam amadurecer seu chamado vocacional. Além disso, propicia-se tempo apropriado para aprofundamento e leituras pessoais. No seminário também funciona o Grêmio Literário Santo Antônio que promove o desenvolvimento de técnicas para falar em público com coerência e clareza.




Fraternidade: Sendo a convivência entre irmãos uma das principais características da vida franciscana, os seminaristas e aspirantes são incentivados a cultivar o espírito fraterno em diversos espaços e ocasiões, como os recreios, as refeições e atividades em comum, o esporte e o lazer.







Trabalhos: Em alguns momentos da semana, cada aspirante e seminarista se dedica ao cuidado de um espaço da casa, como biblioteca, jardins, horta, pomar e outros espaços externos. O objetivo desta atividade é incentivar a atitude de cuidado e pertença em relação ao lugar onde se mora. Além disso, uma importante atividade de evangelização e presença junto ao povo é desempenhada pelos aspirantes, que atuam em entidades de assistência da cidade, bem como auxiliam nas missões paroquiais.




Oração: Os momentos de oração e espiritualidade que garantem o diferencial desta escola. Além dos estudos acadêmicos, como parte do discernimento e escolha pela vida franciscana, estes jovens cultivam momentos de meditação, celebração e cultivo devocional.



Esporte/Lazer: Existe um tempo voltado para a prática de esportes. Também faz parte do programa assistir a filmes e ao noticiário e também alguns passeios à cidade ou a outros lugares.

Além disso, ocorrem, uma vez por ano, as Olimpíadas Frei Gabriel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário