17 fevereiro, 2017

Seminário de Ituporanga recebe 29 jovens

“Deus ama! E, porque ama, chama”! (Cencini).
Com espírito de gratidão Àquele que chama, a Fraternidade de Acolhimento Vocacional de Ituporanga recebeu na última segunda-feira, 06 de fevereiro, vinte e nove jovens que desejam fazer a experiência de seguimento de Jesus Cristo, a exemplo de Francisco, juntamente com a Fraternidade Local.

A gratidão se estende também às Fraternidades da Província que, juntamente com os Animadores do SAV provincial, realizaram o acompanhamento vocacional desses jovens. As Fraternidades são: Chopinzinho; Colatina; Concórdia, Coronel Freitas; Guaratinguetá; Ituporanga; Lages – Convento; Nilópolis – Aparecida; Rio de Janeiro – Santo Antônio; Santo Amaro da Imperatriz; São Paulo – Largo São Francisco; Sorocaba; Vila Velha.

Observando o Plano de Evangelização, a Fraternidade descobre a leveza de um acompanhamento vocacional desvinculado do colégio interno. Este modelo de acolhimento vocacional proporciona acolher com maior facilidade os jovens inspirados pelo Espírito e chamados por Deus para o seguimento do Filho.

Sem o colégio interno, pode-se alargar o Acolhimento Vocacional. A Fraternidade recebeu já neste ano jovens que cursam desde o nono ano até o terceiro ano do Ensino Médio, e, também, aqueles que já concluíram estas etapas acadêmicas e que terão a oportunidade de realizar a experiência de uma segunda FAV durante este tempo de acolhimento: “Quando à FAV, dar a necessária atenção às várias modalidades de expressão, sem absolutizar um modelo particular” (Doc. Vinde e Vede)”

Foi um passo profético e bem tomado que atualiza a proposta do documento da Ordem Vinde e Vede, para a animação vocacional: “No projeto provincial de PV, procure-se indicar uma casa, qualificada como FAV. Procure-se também identificar aspectos significativos de nossa vida e missão, presentes em várias Fraternidades da Província, de forma a oferecer aos jovens em busca vocacional a possibilidade de experimentar a riqueza e a variedade de situações em que a Fraternidade se encarna”.

Buscando a formação dos candidatos para o Postulantado, conforme o proposto pela Ordem, é proporcionada a cada grupo uma modalidade diferente. Dividido em dois grupos menores, um estuda na escola pública pela parte da manhã e outro participa das formações juntamente com a Fraternidade. O período da tarde e noite são dedicados para a formação humana, religiosa e franciscana, para os trabalhos (não mais agrários), para a manutenção da casa e, ainda, para as aulas de reforço de Língua Portuguesa e Informática com os próprios frades, dispensando a contratação de professores.

Destaca-se, ainda, o trabalho pastoral junto às realidades mais necessitadas de Ituporanga: animação vocacional nas turmas de catequese, participação na Pastoral do Hospital Bom Jesus, atenção aos idosos do Abrigo Mão Amiga, colaboração nos trabalhos da APAE e visitas aos doentes do bairro.

Neste último domingo, na celebração Eucarística, os jovens vocacionados foram acolhidos pela comunidade de fé que participa da vida da Fraternidade. Na celebração, o presidente agradeceu mais uma vez ao povo de Ituporanga que benignamente acolhe esses jovens nesta terra e que assume, com zelo e dedicação, a missão de participar da formação nesta casa: “Fazer todo o esforço para constituir nas Províncias a FAV, para passar da animação da PV confiado a uma pessoa para a constituição de Fraternidades vocacionais, que – além de apresentar melhor nosso carisma – são um ótimo meio pedagógico no processo de acompanhamento” (Doc. Vinde e Vede).

Fraternidade São Francisco de Assis - Ituporanga







Um comentário: