29 março, 2017

Discurso sobre A civilização Inca



Cântico da donzela infiel, presa ao cadafalso
Ò pai condor, agarra – me,
Irmão falcão arrebata-me,
Anuncia-me à minha mãezinha.
Há já cinco dias
Que eu não como,
Que não bebo.
Pai, mensageiro,
Detentor dos sinais, mensageiro veloz,
Leva-me ao meu pai e à minha mãe.
Estrado ou tablado erguido em lugar
Público para nele se exporem ou se
Executarem os condenados; patíbulo,Forca.

(Publicado por Human Poma De Ayala)

Com grande alegria saúdo a mesa diretora composta pelo: diretor
Frei Alberto Eckiel Junio, o presidente Mateus De Oliveira, o secretário Odirlei Luiz Possa Fante, faço saudações às demais aqui presentes. Em especialmente os visitantes Dona Marli Lopes, e o senhor João Da Silva Cruz pais do seminarista Miguel Lopes Da Silva Cruz,
Hoje venho falar a vocês sobre uma civilização de pequena estatura, pele morena, variando do moreno claro ao escuro, cabelos pretos imberbes...                                             
       Os Povos Incas
Para melhor entendimento de meu discurso, vou dividi–lo em três tópicos.
·         Cultura inca
·         Religião inca
·         E múmias incas
Os incas habitavam a cordilheira dos Andes, na região do atual Peru, entre os anos de 3.000 a.C. e aproximadamente 1.500 da nossa era.
Eles faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura, faziam cestos e rede com fibras vegetais, pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minério, carvão, etc)
Na arquitetura utilizavam a pedra como base de construções, embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casa, palácios, e observatórios astronômicos.
Para ligar as construções, eles fizeram umas redes de estradas de pedras, e estão entre os tipos de construções mais complexas. Os incas criaram um objeto chamado quipo, que servia para realizar contagens de objetos, pessoa, impostos e alimentos. O quipo consistia numa série de barbantes coloridos com nós, cada cor e cada nó tinha significado e valores diferentes. Os incas uma usa uma espécie de flauta de bambu para tocar músicas, as musicas eram criadas para simples diversão ou em homenagem aos deuses e a natureza. Com isso entro no meu segundo tópico os, os principais deuses da religião inca: INTI, deus supremo na religião, era o deus do sol que exercia a soberania no plano divino. Era o deus mais popular, no império inca sendo adorado em vários santuários. VIRA COCHA, de acordo com religião inca era o mestre do mundo, surgiu das águas e criou o céu e terra. Era um deus nômade e tinha com companheiro o pássaro INTIMAMA QUILLA, era a esposa do deus INTI. Mãe lua, mãe do firmamento tinha uma estatua do sol.
PACHA MAMA, também conhecida como a mãe Terra, esta deusa era encarregada de proporcionar fertilidade à agricultura, PACHACAMAC, era a reedição de VIRACOCHA, porém cultuado e venerado na costa central do império inca. Era conhecido como o deus dos terremotos. MAMA SARA, era a deusa mão do milho, principal alimento dos incas. WACON, deus maligno e cruel, era o responsável pela seca na costa do Peru. Os incas acreditavam que este deus era devorador de crianças. SUPAY era um deus que habitava as profundezas da Terra e o mundo subterrâneo dos mortos. Os incas consideram-lhe como uma espécie de demônio. MAMACOCHA era a deusa mãe do mar. Era cultuada principalmente nas regiões costeiras do império inca. Recebia oferendas e culto para acalmar as águas bravas e favorecer a pesca. Representava tudo o que era feminino. Dando então continuação entro no meu 3º tópico. Os testes feitos em três múmias encontradas na Argentina nos dão novas informações sobre a prática inca do sacrifício de crianças. Os cientistas revelaram que drogas e álcool desempenham um papel fundamental nos meses e nas semanas que antecederam a morte das crianças.
Experimentados com cada uma delas, um pouco mais velhos do que os outros, aparentando já ser adolescentes, sugerem que ela estava fortemente sedada pouco antes de sua morte: registros espanhóis sugerem que as crianças eram sacrificadas por diversas razões (marcos importante na vida dos incas, em tempos de guerra ou catástrofes naturais, além de existir um calendário de rituais).
Os restos mumificados foram descobertos em 1999. Entre as três crianças estavam uma adolescente de 13 anos, um rapaz jovem, uma menina, que se imaginava ter 4 ou 5 anos de idade. Seus restos datam cerca de 500 anos atrás. Os pesquisadores usaram testes para analisar as substâncias químicas encontradas no cabelo das crianças. Eles descobriram que os três haviam consumido álcool e folhas de coca (da qual a cocaína é extraída), nos meses finais de suas vidas.
Uma análise de cabelo da adolescente, que era maior do que o cabelo das vítimas mais jovem revelou que os testes feitos em suas longas tranças revelaram que seu consumo de coca aumentou acentuadamente no ano anterior a sua morte.
Descobriu-se que ela estava fortemente sedada antes de ser levada (assim como nos as outras crianças) para o vulcão, colocada em seu túmulo e deixada para morrer (a montanha fica a mais de seis mil metros acima do nível do mar), ela faleceu calmamente. As múmias estão agora no museu de arqueologia de Salta, Argentina.
Neste meu discurso usei palavras não usuais: Cadafalso significa estrutura provisória de madeira; Condor significa a divindade do Sol; Arrebata significa explosão de sentimentos; Estrado significa pequeno piso; Tablado significa estrutura de madeira e Patíbulo significa palanque.
Assim como os incas que contribuíram muito na divulgação do conhecimento, coloquemos então nossos conhecimentos em prática porque para alcançar o conhecimento é preciso coragem para crescer e tornar-se o que realmente você é.
Assim, concluo meu discurso com uma frase de Napoleão Bonaparte: “Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola”
Tenho dito e muito obrigado.

Agremiado 2ºano - Vinicius José A. da Silva

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