20 setembro, 2015

Missões franciscanas em Rancho Queimado



As Missões em Rancho Queimado foram cinco dias de memorais experiências, nas quais Deus sempre se fazia presente em cada casa, família e em cada história.

Ao chegarmos na comunidade Imaculado Coração de Maria, nós missionários fomos recebidos calorosamente pela pastoral da acolhida, com cantos, poemas e faixas. Nossos corações se encheram de alegria e expectativa com aquele pequeno gesto, porém de grande valor. Neste dia também foi celebrada a missa de envio missionário celebrada pelo Frei Diego Melo e co-celebrada pelo Frei Gentil de Lima Branco - Ofm, pároco de Angelina/SC, com toda confiança do povo recebemos a chave da Igreja.

Após à celebração, fomos acolhidos pelas famílias que iriam nos receber em suas casas nestes cinco dias de Missões, com a certeza que não estariam hospedando os missionários mas Deus. No segundo dia, deram início as visitas nas famílias que se estenderam por quatro dias e como apóstolos fomos chamados para anunciar a boa nova. Em cada casa que entrávamos sentíamos a presença de Deus, cada família com suas histórias, lutas, alegrias e sofrimentos.

Não fomos evangelizar, mais fomos evangelizados, em cada olhar a vitória e em cada coração a chama da esperança e confiança em Deus. Importante destacar que também fomos acolhidos por muitos de nossos irmãos Luteranos, que com alegria e respeito nos recebiam e compartilhavam suas histórias, encerramos o dia com a missa da esperança. Na quinta feira, além da missa dedicada a saúde e aos idosos, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento em que todo povo pode ter uma experiência profunda com Jesus Eucarístico.

Na sexta feira recordamos a paixão e morte de Cristo, com início na procissão penitencial às 6 hs da manhã, ao longo de todo o dia ocorreram confissões e aconselhamentos, encerrando com a missa do perdão. No sábado, o dia começou com o encontro com a catequese. No período da tarde foi realizado o encontro com os Jovens, conduzido pelo Frei Diego e da Irmã Isabel Simeoni, Franciscana de Ingolstadt , regado de alegria, descontração e também de aprendizado.

Encerramos o dia com a missa da família e após com uma confraternização com toda comunidade. No domingo encerramos nossas Missões com uma missa muito alegre e com todos estávamos com o sentimento de que tínhamos cumprido nossa missão.


Estes intensos dias junto do povo foram de grande crescimento pessoal e espiritual, foi nossa escola da fé. Podemos afirmar com toda certeza que vale a pena ser um Franciscano e como Francisco queremos anunciar e pregar o evangelho a todo o povo. É isso que eu quero, é isso que eu desejo fazer de todo meu coração. 

Por Paulo Ricardo, aspirante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário