17 setembro, 2015

Retiro Anual de São Francisco


Ocorreu entre os dias 5 a 7 de Setembro o retiro anual de São Francisco, cujo tema foi a vivência da vocação a partir de São Francisco de Assis. O retiro foi conduzido por Frei Valdir Nunes Ribeiro, pároco de Curitibanos-SC que também integrou as missões franciscanas em Angola e Japão. O retiro contou ainda com a presença de quatro vocacionados, que puderam conhecer o seminário e conviver com aspirantes e seminaristas.

O retiro se iniciou na sexta-feira à noite, com uma missa presidida por Frei Valdir. Neste tempo refletimos sobre a visão franciscana da vida de Jesus Cristo, sobre vocação, sobre os mistérios da Encarnação e Paixão, da Eucaristia e na segunda-feira, antes de encerrarmos o encontro, refletimos sobre a vida fraterna. No evento foram realizados diversos momentos de reflexões, pregações, cantos, orações, dinâmicas, além de momentos de deserto e silêncio, além de momentos diferentes como uma oração na estrebaria.

O Seminário São Francisco de Assis agradece a disponibilidade de Frei Valdir que esteve à frente do retiro, partilhando um pouco de sua experiência missionária e coordenando momentos de profunda meditação, reflexão e oração que fizeram com que cada participante analisasse sua vida, sua vocação, seu modo de viver e agir sob o ponto de vista Franciscano.

Por Everton Junior Goschel Broilo, seminarista do 2º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário