23 junho, 2013

Abertura da 3ª Feira de Conhecimentos


A 3ª Feira de Conhecimentos, realizada pelo Seminário São Francisco de Assis, foi oficialmente aberta na noite deste domingo. Com o tema "Isto é Nordeste, isto é Brasil!", a cultura nordestina foi contemplada no evento, desde as salas que foram expostas aos presentes até uma apresentação artística do Grupo Makulelê, de uma roda de capoeira.

O cerimoniário da noite foi o professor Ricardo Mees, que, com maestria, conduziu a sessão de abertura com simplicidade e esmero. A professora Eliana Bertoli falou sobre os preparativos para a realização desta feira, o empenho dos seminaristas, professores e frades para que ela fosse possível. Frei Gilberto contou sobre o motivo da escolha do tema, falou um pouco sobre as características acolhedoras e alegres do povo nordestino e explicou que esta é uma tentativa de romper barreiras para que culturas diferentes se conheçam melhor.

Após ser executada a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, famoso canto sobre a realidade nordestina, que evoca o orgulho pela região, Frei Gilberto convidou a todos para que conhecessem um pouco sobre os trabalhos preparados pelos seminaristas: desde a história do cacau, obras artísticas reproduzidas pelos alunos, sítios arqueológicos, transposição do rio São Francisco, devoções populares nordestinas, candomblé entre outros temas.

Após o passeio, todos se reuniram para uma confraternização no refeitório do seminário, regado a quentão, com pipoca, cuca e outros quitutes de festa junina. Sem dúvida, um bom começo para uma ótima semana!











Nenhum comentário:

Postar um comentário