27 setembro, 2014

Semana da Festa do Seminário 2014


Durante toda a semana da Festa do Seminário: os frades, seminaristas e festeiros trabalharam duro para que a festa fosse um sucesso. Todos que trabalharam na festa, desde os preparativos até o dia em que se iniciou, se uniram e formaram uma grande equipe, formaram mais que uma equipe, formaram uma família unida num único objetivo.

A semana inteira foi de grande trabalho e dedicação, principalmente, por parte dos festeiros que doaram seu tempo para a preparação da festa.

Na segunda-feira, os seminaristas almoçaram no ginásio junto com os festeiros, formando, assim, uma grande fraternidade em torno à mesa e, logo depois, foram ajudando na padaria e na organização do ginásio.

Este trabalho e dedicação perdurou-se por toda a semana. Assim que os seminaristas saíam das aulas, partiam para o ginásio. Foram diversos os trabalhos a serem realizados para a festa, uns ajudaram na padaria, outros no empacotamento dos doces e na cozinha.

Antes de começar a festa, a padaria já funcionava a todo vapor, produzia a todo o tempo pães, bolos, cucas, toucinhos do céu, doces de máquina e muitos outros doces, todos eles de acordo com o paladar da clientela.

Depois da dedicação e capricho de todos, a festa iniciou-se na quinta-feira, 18 de setembro, com a tarde dançante, em uma tarde muito chuvosa, porém não foi a chuva que impediu os convidados de chegarem até a festa. Alguns dos seminaristas tomaram conta do estacionamento e ajudavam na recepção dos convidados, eles iam com o guarda-chuva até o carro para trazer os convidados, sem que esses se molhassem. O carinho deles para com os convidados era tão grande que eles com um jeito de gratidão, preferiram se molhar na chuva dando o guarda-chuva aos convidados, para que eles não se molhassem, com certeza foi um grande gesto da parte dos seminaristas.

A tarde dançante contou com a presença de muitos idosos, que mesmo devido à idade, não perderam o espírito de juventude. Eles tinham uma disposição e vigor para dançar que era extraordinário de se ver. Alguns dos seminaristas se aventuraram em dançar com as senhoras, e eles deram um show.

Foi uma tarde divertidíssima para todos, antes da tarde dançante acabar, os seminaristas aninaram mais um pouco a festa com uma dança improvisada e chamando os festeiros para dançarem e, elas não fizeram feito, mostraram que tinham a ginga no pé e que não dispensavam uma boa dança. Foi um momento incrível em que todos que estavam trabalhando tiraram os aventais e se divertiram.

No término da tarde dançante, a patrulha da limpeza, formada por frades e seminaristas, entrou em ação, fazendo uma limpeza geral, para que o ginásio estivesse pronto para receber, no dia seguinte, o jantar entre amigos do seminário e ex-seminaristas.

Na sexta-feira, houve a missa com os ex-seminaristas e amigos do Seminário, uma celebração que abordou a temática da amizade. Foi uma missa diferente das demais, pois reuniu os ex-seminaristas e seminaristas atuais, e o presidente, Frei Gilberto da Silva, relembrou as pessoas que ajudaram na construção do seminário e a grande importância da amizade.

Ao término da missa, todos se dirigiram para o ginásio, o mesmo já estava lotada de pessoas que participaram do jantar. Foi um jantar alegre com música ao vivo. Foi também uma oportunidade das pessoas reencontrarem velhos amigos e, de partilhar um pouco das coisas que fizeram juntos e das experiências vividas.

Foi uma longa noite de festa e trabalho. Todos os que estavam exercendo alguma função, desde a limpeza dos banheiros até o atendimento de caixa trabalhavam alegremente.

O jantar terminou por volta da meia noite. Os festeiros e jovens continuaram por mais um breve tempo com a festa e, sem perder o ânimo, limparam dignamente o ginásio para que no dia seguinte recebesse a cavalgada e, depois, de novo o almoço com costela de chão.

Os cavaleiros chegaram no ginásio, sábado, por volta das 07h30, para tomar o café e às 08h30 darem início à cavalgada que durou mais de 3 horas. Eles retornaram ao seminário já na hora do almoço e as costelas de chão já estavam quase prontas.

Já no domingo, foi celebrada a Missa Solene Vocacional de São Francisco de Assis, a mesma começou na frente da capela central e seguiu em procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima para o ginásio, a imagem foi trocada por uma outra nova.

A celebração foi especial, pois abriu o cinquentenário do seminário e, a imagem de Nossa Senhora de Fátima simbolizava muito bem esses 50 anos. Durante a celebração, alguns utensílios de cozinha foram levados ao altar, para representar o trabalho dos festeiros e de todos que colaboraram com a festa.

No final da celebração, uma imagem da Imaculada Conceição foi levada até o altar para ocupar o lugar da outra, como um símbolo dos 50 anos do seminário.

Logo depois da celebração, houve o almoço. O ginásio estava lotadíssimo. Foi um momento de muito trabalho e correria que valeu muito a pena, porque estavam servindo aqueles que, de alguma forma, ajudavam o seminário.

Durante a tarde, se realizaram o bingo e o sorteio da Ação entre Amigos e, com todos os blocos vendidos, foi um momento de muita tensão, porque todos queriam saber quais foram os felizardos da vez.

Depois do bingo, havia muita música e dança para os convidados e este momento se estendeu até à noite, quando chegou ao fim da festa.

Foi engrandecedor ver que todos os trabalhos, desde a limpeza até a recepção trouxeram grande alegria para todos que estavam presentes e trouxeram sucesso a festa.

Também foi incrível ver quanto as pessoas gostam e ajudam o seminário e, principalmente, a disposição dos festeiros, que trabalharam duro para que a festa fosse um sucesso, com a união dos festeiros, seminaristas e frades.
____________________________________________

Agradecemos prontamente a todos os que nos ajudaram nesta empreitada que, nos garante arcar uma boa parte dos gastos de nossa fraternidade e que revela o apreço e reconhecimento pelo trabalho aqui realizado na formação dos atuais 36 formandos que aqui recebemos.

Para a divulgação em suas fraternidades e paróquias do resultado da rifa, e como forma de prestação de contas a todos aqueles que contribuíram, eis os números sorteados:

1º Prêmio (R$ 5.000,00): nº 33.662 - Ganhador: Antônio Dalla Riva (Xaxim - SC)
2º Prêmio (TV 32''): nº 27.854 - Ganhador: Paróquia São Francisco de Assis (São Paulo - Vila Clementino - SP)
3º Prêmio (Notebook): nº 48.928 - Ganhador: Sérgio Mees (Ituporanga - SC)
4º Prêmio (Tablet): nº 29.970 - Ganhador: GD Fotografias (Ituporanga - SC)

Por John Kelson Saraiva Pereira Alves, seminarista do 2º ano











Nenhum comentário:

Postar um comentário