28 maio, 2017

Seminário de Ituporanga acolhe 400 jovens Crismandos

Aconteceu nos dias 20 e 27 de maio na Fraternidade de Acolhimento Vocacional do Seminário São Francisco um encontro que reuniu aproximadamente 400 jovens crismandos da Paróquia Santo Estevão. A Fraternidade do Seminário, o SAV paroquial, as Irmãs Franciscana de São José e catequistas organizaram o encontro.

Os trabalhos de preparação foram intensos e gratificantes e marcaram estes  últimos três meses dos Aspirantes, Seminaristas, frades, catequistas e casais vocacionais que buscaram, mediante partilhas de opiniões e propostas, organizar o encontro e levá-lo ao bom termo que chegou.

O objetivo foi proporcionar aos crismando da Paróquia um momento de estarem nas dependências do Seminário e terem maior contato com os Seminaristas, Aspirantes, lideranças da paróquia, conhecendo-se mutuamente e marcando este tempo antes da crisma como possibilidade de firmarem os laços, na tentativa de não tornar a Crisma um sacramento de despedida. Além disto, este momento foi tempo propício para realizar um trabalho de Animação Vocacional dos jovens presentes nesta Paróquia.

Em um dos finais de semana (20 de maio), foram acolhidos os jovens (mais de 150) dos setores de Atalanta, Petrolândia e Chapadão do Lageado. No outro final de semana (27 de maio), foi momento de acolher os jovens (mais de 210) pertencentes ao setor Ituporanga. Foram dois finais de semana marcados pela alegria dos jovens, pelo espírito desbravador desta idade. Foi vida intensa!

Na dinâmica do encontro, cada setor apresentou uma parábola bíblica.  Conforme afirmaram as catequistas, a riqueza das apresentações foi vista no dia do encontro, mas os frutos de amizade e compreensão foram colhidos já durantes os ensaios.

O encontro foi marcado também por momento de lazer, com a possibilidade de os crismandos participarem de gincanas e esportes.

Tomou também grande destaque no encontro a apresentação do carisma franciscano. Destacou-se o modo franciscano de estar com os jovens, de realizar a missão nesta realidade de Ituporanga, de poder, a exemplo de Francisco, encontrar-se com o Mistério que envolve a vida de cada um.

Para tanto, os Aspirantes e Seminaristas organizaram uma apresentação teatral. Conforme destacaram diversos participantes, a vida de Francisco continua atual... é uma forma provocante de vida... traz uma resposta ao jovem de hoje.

Assim, diante desta provocação que Francisco continua fazendo, também foi apresentado a eles o convite de participarem dos encontros vocacionais.

Equipe de Comunicação


























































































































































                                                                                                                     

2 comentários:

  1. Boa noite, paz de Cristo, meu filho está com 14 anos e eu gostaria que ele enguredsade no seminário, o que precisaria??

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ingressar no seminário.Estou terminando o ensino médio e gostaria de mais informações de como proceder para o ingresso,documentos necessários e datas.Desde já grato!

    ResponderExcluir