14 outubro, 2017

Solenidade de São Francisco de Assis

No dia 02 de outubro de 2017, a Fraternidade de Acolhimento Vocacional do Seminário São Francisco de Assis teve o retorno dos aspirantes que estavam na experiência de FAV’s, nas diversas realidades de Evangelização da Província.
Assim, a Fraternidade novamente completa, participou das celebrações de seu Seráfico Pai São Francisco de Assis.
No dia 03, na véspera da Solenidade, as Fraternidades Franciscanas São Francisco de Assis e Santo Estevão reuniram-se na Igreja Matriz de Ituporanga, com a Ordem Franciscana Secular (OFS) e com as Irmãs Franciscanas de São José, para celebrarem a missa, presidida por Frei Marcos Prado dos Santos, OFM, com a passagem do Transitus de São Francisco.
Em sua homilia, Frei Marcos destacou a importância desta celebração na história franciscana, sendo o Transitus uma tradição deixada pelos primeiros frades e que reúne, ainda hoje, em todo o mundo, a Família Franciscana. Mantendo esta espiritualidade, os frades, juntamente com o coral da Paróquia Santo Estevão, cantaram o Transitus, tradição desses últimos séculos, transmitindo aos presentes um pouco da beleza do carisma franciscano. Ao término da missa, a Família Franciscana, movida pelo espírito fraterno, se reuniu no salão da paróquia para a partilha da mesa.

No dia 04, Solenidade de São Francisco, a Família Franciscana se reuniu no Seminário São Francisco, para um almoço festivo preparado pelos aspirantes. No fim da tarde, ocorreu a celebração da Missa Solene de São Francisco, presidida por Dom Onécimo, juntamente com a comunidade de Ituporanga.
Dom Onécimo agradeceu a presença franciscana na Diocese de Rio do Sul e destacou o grande exemplo de vida deixado por São Francisco de Assis, vivendo o seguimento de Cristo em pobreza e humildade. Ele também recordou o Papa Francisco e sua grande proximidade com a espiritualidade franciscana.
Ao término da missa, a Família Franciscana, acompanhada de Dom Onecimo e o Padre Sérgio da diocese de Rio do Sul, participaram de uma confraternização realizada na área externa do Seminário, encerrando, desta maneira, as festividades da Solenidade de São Francisco de Assis de 2017.


Paz e Bem!
Equipe de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário