13 outubro, 2014

Solenidade de São Francisco no seminário


Depois de um belo retiro franciscano, onde cada um descobriu a identidade de Jesus, de São Francisco de Assis e, por fim, de si mesmo, tivemos na sexta-feira, 03 de outubro, a celebração do Trânsito de São Francisco, na igreja matriz da Paróquia Santo Estêvão.

Foi uma belíssima celebração na qual mostrou os últimos momentos de São Francisco, que foram encenados por alguns seminaristas e aspirantes.


Já no sábado, 04 de outubro, foi celebrada no Seminário, a grande Solenidade de São Francisco de Assis, nosso Seráfico Pai.

São Francisco foi um homem que teve sua vida marcada pela oração, pela penitência e assistência aos pobres. Ele, que no começo de sua conversão fora considerado por muitos como louco, conseguiu conquistar com sua loucura de viver o Evangelho muitos seguidores que quiseram viver segundo seu exemplo. São Francisco era louco, mas o hospício que ele almejava era o Reino dos Céus.

Ele fora um homem apaixonado pelos pobres, pois no rosto do irmão ele conseguia ver o rosto de Cristo. Tinha também uma paixão inenarrável pela Santa Eucaristia. Ele fora também um exemplo de cristão que pregava o Evangelho com palavras e atitudes. A sua vida em si fora baseada no Santo Evangelho, era nele que encontrava a sua inspiração de viver.

Francisco tivera um carisma, um estilo de vida tão próprio e belo, que é impossível não se apaixonar por ele quando o conhecemos. Ele soube viver tão verdadeiramente o Evangelho, o que Jesus pregou que foi digno de receber em seu corpo as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso mostra o quão grande era sua consciência para com o Evangelho e quão grande era seu amor por Cristo Crucificado.

E na solenidade do santo, a liturgia ratificou ainda mais a sua vivência com base na Palavra Divina. Francisco fez-se pequeno diante dos homens, do mundo, para receber de Deus a revelação, aquilo que Deus queria dele, ele jamais se gloriava, a não ser na cruz de Cristo que remiu o mundo.

Francisco estava morto para o mundo é vivo para Cristo, já não era ele que vivia, mas Cristo quem nele vivia. Ele, com certeza, foi um outro, a ponto de receber as chagas do Senhor.

É por esse e tantos outros motivos  que Francisco a cada dia que passa, vem conquistando jovens que querem viver na simplicidade, que querem ser menores e estar a serviço dos irmãos e dos mais desvalidos.

Francisco nos encantou com sua simplicidade, fez com que nós tivéssemos uma outra visão de mundo, de doação e caridade, nos mostrou é deu-nos um novo sentido de vida e de ser cristão.

Francisco, hoje lhe dizemos nós te amamos porque nós deste um novo sentido de ser cristão, de ser humano. Hoje o mundo sente saudades de ti, Francisco. (São João Paulo II)

Por John Kelson Pereira Saraiva Alves, seminarista do 2 ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário