23 março, 2015

A arte de formar para a vida


O Seminário São Francisco de Assis, que completa neste ano seus 50 anos de história, tem como missão principal ser um ambiente propício que permita aos adolescentes que ali residem um amadurecimento humano, religioso e social.

Temos acompanhado pelos meios de comunicação até que ponto chegam os movimentos de intolerância religiosa, ideológica ou política. Pessoas que nem mesmo se conhecem se insultando nas redes sociais, brigando nas ruas por causas que não compreendem bem. Parece ser muito fácil sair para defender uma posição, mas não tão fácil amadurecê-la primeiro.

Parece-nos que se torna cada vez mais urgente preparar o ser humano para crescer com valores nesta realidade social. Prepará-los para aceitar as diferenças de pensamento, de crenças. De estarem convictos de uma verdade que os mova, mas que não dependa da eliminação das demais para trazer-lhes felicidade e realização.

O Seminário São Francisco de Assis forma frades para o amanhã. Tem preparado jovens vocações no decorrer se todos estes anos para assumirem o papel de anunciadores de um proposta diferente: a da solidariedade, do respeito e do amor. Proposta esta que é sagrada por si mesma, mas também por que foi autenticada pelo próprio Cristo.

Formamos para a vida, formamos jovens para dar qualidade à vida, sejam frades ou não. Assumimos esse compromisso, lutamos para alcançar este propósito e contamos com a bênção de Deus para perseverarmos, nesta bela missão.


Por Frei Rodrigo da Silva Santos, O.F.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário