02 março, 2015

Seminaristas farão pastoral em hospital e abrigo de idosos da cidade


Iniciando um novo ano, cada seminarista renova seu compromisso com as atividades próprias de sua opção de vida, com os estudos, trabalhos, vida fraterna e de oração. Dentre estas atividades, a turma dos seminaristas do terceiro ano se preparam para iniciar suas pastorais em instituições da cidade.

As pastorais são uma experiência importante na formação dos seminaristas que estão em seu último ano desta etapa da formação. É neste ano que decidem entre prosseguir em sua preparação para abraçar a vida franciscana como frades ou seguir outro caminho. E, como a vida apostólica é uma importante dimensão de nosso carisma, as pastorais vêm oferecer a eles um decisivo confronto com nossa identidade.

De fato, o contato com os necessitados, o sentido de cuidado e zêlo com aqueles que desejam um pouco de atenção e carinho atinge mais aqueles que vão até eles do que os próprios assistidos. Não se trata, portanto, de levar o Cristo a quem não o possui, mas, sim, de perceber a presença de Cristo que já está lá, entre os irmãos.

As pastorais, neste primeiro semestre, acontecerão no Hospital Bom Jesus, onde os seminaristas terão contato com os enfermos e seus familiares, levando uma presença amiga e solidária àqueles que enfrentam os limites físicos do corpo; e no Abrigo Mão Amiga, uma casa de acolhida de idosos, onde conviverão, com os hóspedes, oferecendo atenção e escuta às suas experiências vividas.

Sucesso aos seminaristas e que o próprio Jesus esteja com eles em suas atividades apostólicas, permitindo perceber e viver o Evangelho junto àqueles que encontrarem por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário