26 março, 2015

Discurso sobre a "Substituição do Petróleo por Energia Limpa"

Na 4ª Sessão Ordinária, do Grêmio Literário Santo Antônio, o orador da noite, Edinei Sgarbossa, tratou em seu discurso do tema da "Substituição do Petróleo por Energia Limpa".


"No fundo, mas no fundo mesmo, você acaba achando petróleo".
(Pedro Tostes)

Saúdo a Mesa Diretora, composta pelo diretor, Frei Alberto Eckel Junior; o diretor, Gabriel Isac e o secretário, John Kelson, e estendo as minhas cordiais saudações aos agremiados, seminaristas aqui presentes.

A era do petróleo não vai acabar porque ele se esgotará, mas, sim, porque seu preço será mais alto do que o das fontes renováveis, com nítidos benefícios para o planeta! Para nos situarmos, estou falando na substituição do petróleo por fontes renováveis, algo mais simples e, porventura, com menos prejuízos ao homem e à natureza.

Só na última década, o aumento do preço do barril de petróleo coincidiu com mais verbas para as chamadas energias limpas. O contrário também é verdadeiro: o petróleo mais barato é igual ao esquecimento das fontes renováveis, coisa que não vem acontecendo, pois com as más administrações de setores como o do petróleo, fazem com que o preço do mesmo suba, e, porventura, tudo a sua volta também, tornando visíveis as enormes apostas na geração da energia limpa.

E, para um melhor entendimento de minha prédica, irei dividi-la em duas partes:
- motivação pessoal;
- o meu objetivo.

Hoje, eu poderia falar de muitos outros temas, mas escolhi este, pois as fortes crises do petróleo deixa dúvidas se vale a pena investir em algo duvidoso, pois inúmeras tentativas sem efeito algum, podem ser uma bala no próprio pé.

O meu objetivo é conscientizar com as minhas palavras, que o nosso país precisa de mudanças das quais positivas, mesmo que este esteja com preços maiores, como no caso das energias limpas, pois tenho certeza que surtirá efeito, pois apostar é investir.

A maioria de nós, não aposta apenas no bom-mocismo e na vontade de preservar o planeta com motores, para a transformação da sociedade. Há um esforço conjunto em defender as energias limpas, não mais como mera alternativa, mas como a principal forma, econômica e viável, de abastecer a humanidade em um futuro próximo.

Pois o nosso país é um grande consumidor, e isso nos faz pensar: o que será de nosso país no futuro, se não investir?

Devemos ter consciência que para obtermos recursos como os da energia limpa, devemos desembolsar inúmeras quantias a mais, do que para obter recursos como o petróleo. Mas, para um país, uma nação que visa o futuro, isso não é problema, pois juntamos forças e vontades em busca dum crescer.

Na atualidade, devemos apostar em questões alternativas de ponto de fuga, pois teremos de estar preparados para tudo e qualquer coisa. Mas, também, devemos conscientizar a sociedade que a nova tecnologia é um bom investimento, e não perda de tempo.

Hoje, os preços do petróleo oscilam muito, e essa imprevisibilidade é um dos maiores motivos para migrarmos para as energias sustentáveis. Enquanto a exploração do óleo encarece a cada dia, as tecnologias verdes estão gradualmente sendo barateadas e mais eficientes.

Hoje, 80% da energia vem do uso de combustíveis fósseis. A aposta é que o aumento do custo desse recurso nas próximas décadas fará com que as opções limpas passem a representar 40% do consumo até 2030 e 90% até 2060. Lembrando que minhas fontes vieram da Revista Veja.

Com o petróleo em alta, aumenta nossas certezas que a energia limpa é a melhor opção para um país mostrar desenvolvimento e crescer, demonstrando que estamos um passo à frente. Pois, más administrações, maus investimentos, estamos cansados de presenciar.

E, para melhor encerrar a minha prédica, vou citar uma frase de Mahatma Gandhi:

"Você deve escolher e ser a mudança que gostaria de ver no mundo".

Tenho dito e muito obrigado!

Por Edinei Sgarbossa, seminarista do 3º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário