30 janeiro, 2014

Reunião Pedagógica fala sobre como educar para a Virtude


Assim como acontece em muitos colégios, antes do início das aulas é feita uma reunião pedagógica para traçar um planejamento de atividades e métodos educativos que serão utilizados no decorrer do ano. Ontem, dia 29, os 14 professores do Seminário São Francisco de Assis, incluindo os frades que lecionam disciplinas, se reuniram com este propósito.

O período da manhã foi dedicado à uma exposição do Projeto Virtudes da Associação Franciscana Bom Jesus, pelo confrade Frei Claudino Gilz. Ele falou sobre a importância de incutir em nossas atividades acadêmicas os valores religiosos que são a razão de existir desta instituição, sobre como educar de forma a promover o humano, o ser religioso e solidário. Através de exemplos do que já é executado nos colégios da rede, ele mostrou como é possível unir as diversas disciplinas para que interajam com as virtudes propostas para cada ano escolar.

Já no período da tarde, Frei Gilberto da Silva repassou os assuntos sempre necessários nesta reunião: o calendário escolar, a grade de aulas, planos de aula. No tocante à Feira de Conhecimentos, a ideia é trabalhar a questão da Sustentabilidade. Como este tema já é abordado em diversas ocasiões e feiras, sendo, por vezes, saturado pela repetitividade, os professores deram ideias de como assumir esta temática e ainda oferecer um diferencial que cative aqueles que vierem participar, como o enfoque no Vale do Paraíba e sua realidade ecológica.

Outro assunto trazido à discussão foi a aplicação de um provão semestral, que abarque quase todas as disciplinas e que tenham influência nas notas dos alunos, com um sistema de gratificação segundo o desempenho de cada estudante.

A reunião transcorreu em clima fraterno e familiar. Os professores já são "de casa", e demonstram seu apreço por esta escola e pelos jovens seminaristas, acompanhando seu crescimento e busca por um ideal de vida. Um bom pontapé inicial tivemos! Que venham as aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário