23 janeiro, 2014

Admissão dos Postulantes: despojamento e radicalidade no seguimento de São Francisco de Assis


Todo caminho que quisermos trilhar, seja ele de duzentos metros ou de cinquenta quilômetros, sempre começará pelo primeiro passo. E mais ainda: será construído pelos passos que daremos, um por um. No caminho da formação franciscana, a tarde desta quarta feira, dia 22, foi marcada por mais um passo importante: a admissão de quatorze jovens ao Postulantado do Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá.


Dentre os postulantes admitidos, três passaram pelo Seminário São Francisco de Assis, de Ituporanga: Kaynan Cappucci, Maicon Custódio e Matheus Borsoi.

Diferente dos anos anteriores, o rito de admissão foi realizado às 18h30, juntamente com oração das vésperas. Representando o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o Definidor, Frei José Francisco de Cássia dos Santos, acolheu os novos postulantes. Durante a homilia, Frei José falou sobre o que é a essência franciscana: não um serviço ou uma devoção, mas um jeito de ser – uma vida de despojamento e radicalidade evangélica. Disse também que essa forma de vida conserva o tesouro da espiritualidade de Francisco e que é missão de todos nós sermos guardiães deste tesouro.

Durante o rito, cada um dos jovens foi convidado a apresentar-se diante da Fraternidade e fazer o seu pedido de admissão. Sendo acolhidos com as palavras de Jesus: “Vinde e Vede”, receberam e beijaram o Tau, símbolo franciscano e sinal de penitência. Ao final, Frei José Francisco confiou os novos postulantes à Fraternidade local, representada pelo Guardião, frei João Francisco da Silva, e pelo Mestre, frei Marco Antonio dos Santos.

Na celebração estiveram presentes diversos frades e também as irmãs do Convento das Graças. Após os cumprimentos, todos se reuniram ao redor da mesa para festejar este momento importante da caminhada franciscana.

Por Edson Filipe Gomes Lopes e Kaynan Cappucci Javaroni Fantebom, postulantes

Mais fotos



Nenhum comentário:

Postar um comentário