05 março, 2015

Primeiro artigo do Seminário para o Jornal Vale Sul

A partir deste mês, o Seminário assume um espaço no Jornal Vale Sul, da cidade, para publicar artigos sobre a fé, acontecimentos da vida no seminário e vocação. Para a próxima edição, eis o texto que fala sobre a Quaresma:


QUARESMA: TEMPO PARA MUDAR

Eis que estamos caminhando para a celebração do acontecimento mais importantes da fé cristã: a Páscoa de Cristo, sua ressurreição para uma vida nova. Assim como acontece com os eventos de grande porte, faz-se necessária uma boa preparação para que tudo transcorra conforme o planejado.

Para a celebração da Páscoa cristã não é diferente. Somos convidados a percorrermos um itinerário de conversão, ou seja, de mudança de vida para que possamos, assim como o Cristo, renascer para uma nova forma de viver, de interagir com as pessoas que conhecemos, em nossos lares, em nossos locais de trabalho, na sociedade.

A quaresma se trata exatamente disto: um convite a mudar, a reconhecer que alguns comportamentos que vamos assumindo não estão conformes àquilo que poderia ser e fazer de bem. A Campanha da Fraternidade deste ano, que assumiu como lema “Fraternidade: Igreja e sociedade”, vem justamente, nos lembrar que a fé cristã não pode ser enclausurada às minhas práticas devocionais ou preceitos de participação das missas dominicais. A fé cristã é alimentada nestes momentos, fortalecida, para que seja capaz de confrontar o mundo com a forma de vida proposta pelo Evangelho. Se nossa fé não alcança a vida, ela de nada nos servirá.

Aproveitemos este tempo forte de preparação para a Páscoa, para limpar a nossa vida e espírito desta poeira acumulada de pequenas faltas, negligências e indiferença à fé e aos outros. Permitamos que a luz da Páscoa consiga penetrar em nossas vidas e nossos corações para aquecê-los e movê-los ao amor, ao respeito, ao perdão. E aí sim, se isto conseguirmos fazer, uma vida nova será possível. Esta é a nossa fé, esta é nossa certeza. Que ela seja tão forte que promova esta Páscoa em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário