13 fevereiro, 2016

Seminário São Francisco acolhe 37 jovens


No dia 4 de fevereiro, o Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga-SC, recebeu seus novos formandos para mais um ano de animação e processo de discernimento de sua vocação à vida religiosa franciscana. Neste ano, são 37 formandos provenientes dos cinco estados onde a Província da Imaculada Conceição se encontra presente: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.


O seminário acolhe duas etapas distintas de formação. Parte do grupo ainda cursa o Ensino Médio em uma das escolas da cidade e tem, além disso, os reforços necessários em casa, bem como a formação humana, cristã e franciscana que lhes ajudarão em seu discernimento vocacional (são 15 nesta etapa). Outra parte do grupo, já concluiu o Ensino Médio, alguns já possuindo Curso Superior, e, tendo sentido o chamado à vida franciscana, vêm ao seminário para sua primeira etapa de formação: o Aspirantado, e, no segundo semestre, irão para as Fraternidades de Acolhimento Vocacional, concluir este ano de animação vocacional e conhecimento de nossa forma de vida (são 22 nesta etapa).

Os primeiros dias, desde sua chegada, foram marcados pela convivência fraterna, o conhecimento uns dos outros, bem como do regimento e programação da casa. Já puderam conhecer os espaços e zelar por eles, seja no trabalho de cuidado dos jardins e áreas externas ou na limpeza das diversas áreas.

Na missa dominical, foram apresentados à comunidade a qual o seminário faz parte, e que sempre é convidada a rezar por sua perseverança e receberam o tau franciscano, símbolo desta caminhada que optaram fazer e de seu compromisso com a mesma.

Que este seja um ano de forte experiência vocacional a cada um deles. Que conservem sempre seu coração aberto aos apelos do Senhor e descubram em si mesmos, a capacidade e força para moldar sua vida à vontade de Deus para cada um deles. Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário