25 março, 2016

Quinta-feira Santa no Seminário São Francisco


Nesta quinta-feira (24), às 15h, todo o seminário (frades, aspirantes e seminaristas) se revestiu do Espírito Missionário e pôs-se em prática. A missa de Lava-Pés, na qual Jesus lava os pés dos discípulos na última ceia, foi celebrada no A.M.A. (Abrigo Mão Amiga) juntamente com aproximadamente 45 idosos que lá residem. Foi um gesto comovente de missão e doação ao próximo.
        Ainda na quinta-feira Santa, ás 20h realizamos em nosso seminário a Ceia Ágape, em memória do que foi dito por Deus através de Moisés e a Aarão representados em Ex. 12,3 ss.
"Este mês será para vós o princípio dos meses: tê-lo-eis como o primeiro mês do ano.
        "Jesus, deseja comer ardentemente a ceia com vocês!", disse Frei Alberto ao dar início a Celebração.
        Destacou em sua homilia que a liturgia falava do Amor entranhado de Deus por nós, de um amor misericordioso. Disse também, que houve um rebaixamento tão grande de Cristo por amor a nós a ponto de nos deixar desconcertados com um Deus que lava os nossos pés, muitas vezes sujos, cansados, e feridos pelas situações da vida. 

        Portanto, na liturgia, Deus nos ensinou o amor e o serviço ao próximo, e como diz a canção: “Lavais os pés uns dos outros, eis a lição que vos dei”!

Dizei a toda a assembleia de Israel: no décimo dia deste mês cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa.
Se a família for pequena demais para um cordeiro, então o tomará em comum com seu vizinho mais próximo, segundo o número das pessoas, calculando-se o que cada um pode comer.
O animal será sem defeito, macho, de um ano; podereis tomar tanto um cordeiro como um cabrito.
E o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; então toda a assembléia de Israel o imolará no crepúsculo.

Naquela noite comerão a carne assada no fogo com pães sem fermento e ervas amargas.

Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.









Nenhum comentário:

Postar um comentário