05 novembro, 2014

Mulher de Aço!


“Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer”. A frase dita pelo seminarista define perfeitamente a história de vida de Marilândia do Nascimento, professora de Educação Física dos seminaristas e aspirantes do Seminário São Francisco de Assis. Querida por todos, a professora é sempre vista com seu largo sorriso no rosto, muita disposição e empenho. Seu ritmo intenso de lecionar colocaria Clark Kent, o Super-Man no chinelo.

Nascida em Vidal Ramos - SC, se mudou para Ituporanga ainda criança. Aos 11 anos começou a trabalhar como empregada doméstica para reforçar as despesas de sua casa, e mesmo com a rotina atarefada não interrompeu os estudos e concluiu a 8° Série do Ensino Fundamental. Aos 18 anos, teve seu primeiro filho, Alex, em seguida vieram Alexandra, Anderson e Aline, todos amados e insubstituíveis. 

Dizem que “cada sonho que deixamos para trás, é um pedaço do futuro que deixa de existir” e Marilândia correu atrás de seu antigo sonho de trabalhar com Educação Física, e retomou os estudos no Ensino Médio através de um tele-sala e logo após ingressou na Faculdade.

A professora ressalta a satisfação de perceber as mudanças nos alunos, seja de maneira psicológica ou física, e que isso também transforma sua vida, pois sempre esta buscando um novo saber.

Assim como todo bom brasileiro, Marilândia se desdobra em mil para cuidar de sua casa, dos filhos, do trabalho, e de uma outra função que exerce: a catequese. Em entrevista, Marilândia declarou: “A minha vida como catequista é algo que me trás imensa satisfação, pois não consigo ficar isolada, preciso de contato humano para me sentir viva. Viver em comunidade não me basta, tenho que participar dela”.

Sobre os desafios encontrados na catequese, a professora foi enfática: “Muitas vezes é complicado. Está cada vez mais difícil mostrar o quanto é bom viver em comunidade, mas tenho a consciência de que a minha adesão a Cristo e a Igreja me leva ao compromisso para com o outro”.

Fé é uma palavra que não falta no vocabulário e na vida de Marilândia, palavra pequena, mas de uma grandiosidade imensurável, que não permite que ela desista jamais.

Caso Marilândia do Nascimento fosse uma heroína dos quadrinhos da empresa DC Comics, com certeza ela seria chamada de Mulher de Aço, porém, Marilândia é uma heroína real, exemplo de persistência e força de vontade, uma heroína que se une aos milhões de heróis que residem nesse gigante chamado Brasil.

Por Thiago Augusto dos Santos, aspirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário