15 dezembro, 2013

Formatura e Encerramento do Ano!



Conclusão de uma etapa para alguns de nossos seminaristas. Os aspirantes, alunos do 3º ano, vivem o início de um novo capítulo de suas vidas. As aulas na Escola de Ensino Médio do Seminário São Francisco de Assis encerraram-se, oficialmente, no dia 07 de dezembro. Desde então, tivemos as provas de Recuperação Final e muito trabalho e limpeza para colocar a casa em ordem no encerramento das atividades.

Foi uma semana de intenso estudo para alguns, trabalho nos jardins, bosques, lenha... para outros. Limpeza dos espaços do Seminário, bem como a arrumação das malas que só aumentam de tamanho e quantidade a a cada ano! Mas, enfim, chegamos ao final de mais um ano de atividades no Seminário São Francisco de Assis.

Ontem, dia 14, tivemos a formatura do 3º ano, formada por seis seminaristas que caminharam conosco e deixaram sua marca em nossa história: Gustavo Antônio, Italo, Kaynan, Lucas, Maicon e Matheus José.

A cerimônia foi simples, mas que conseguiu ressaltar a importância do momento. Através da fala do Orador da turma, Matheus José Borsoi, que em (muitas!) palavras fez uma retrospectiva da experiência vivida pela turma no decorrer destes dois, três e quatro anos de caminhada franciscana; através da fala do Paraninfo, o professor de matemática, Vanderlei Petry, que deixou palavras de ânimo e votos de sucesso para cada um dos formandos; e da fala de Frei Gilberto da Silva, que falou em nome do Seminário; pudemos acompanhar a evolução e perspectivas de cada um para o futuro.

Após a formatura, todos foram convidados para uma confraternização no refeitório do seminário.

No dia seguinte, dia 15, a missa de encerramento foi marcada pelo envio dos três formandos que seguirão para a próxima etapa da formação: o Postulantado, em Guaratinguetá no próximo ano: os seminaristas Kaynan, Maicon e Matheus. Estes foram abençoados pelos seus familiares e por toda a comunidade que os acompanhou por estes anos. Aos demais, que seguirão fazendo faculdade ou escolhendo uma profissão, os votos de sucesso também foram feitos.

E é isso. Encerramos mais um ano com a conclusão desta etapa para alguns, o início do período de férias para outros. Que a bênção do Menino Deus esteja com cada um deles e com cada um de nós. Nos encontramos no próximo ano!

Paz e Bem!















Nenhum comentário:

Postar um comentário