18 fevereiro, 2015

Quarta-feira de Cinzas: retiro e convite à conversão!


Quarta-feira de cinzas é, tradicionalmente, dia de retiro no Seminário São Francisco de Assis. O dia que marca o início da Quaresma, tempo de preparação e convite à conversão a Deus, sempre necessária e um trabalho para toda a vida, torna-se, uma experiência forte de desejo de mudança de vida e de pedido de perdão a Deus.

O dia já começou marcado pela diferença de impostação quando, em primeiro lugar, fomos tomar nosso café da manhã para só depois, fazermos nossa oração matinal e início do retiro. A oração foi um apelo a firmar propósitos, oferecer a Deus nossa vontade de nos aproximarmos dele e de nossos irmãos. Um sinal concreto desta iniciativa esteve na entrega dos celulares e smartphones, à frente do altar, para passarmos um dia desconectados do mundo, mas unidos a Deus.

Durante a manhã, reflexões acerca do sentido da quaresma e da mensagem do Papa Francisco levaram os seminaristas à reflexão do que significa converter-se. À tarde, todos nos dirigimos à gruta da cidade para uma oração à luz da Campanha da Fraternidade de 2015, que tem como tema: Igreja e Sociedade, que nos convida à sermos mais solidários e comprometidos com o mundo e com os irmãos.

À noite, iremos todos à Comunidade Nossa Senhora de Fátima para a celebração de cinzas. Que marcará também, o início das celebrações quaresmais e desta caminhada de mudança de vida até a Páscoa.



Um comentário: