16 fevereiro, 2015

Segundo dia de formação: vocação e vida de oração


O segundo dia de formação para os novos seminaristas teve como foco a vocação e a vida de oração. Se no primeiro dia foi refletido sobre a convivência fraterna, que nos define como franciscano, agora nos voltamos para a outra dimensão tão importante à nossa vida como cristãos.

O objetivo era ressaltar que para além de uma escola onde constrói-se conhecimentos, assimilam-se valores cristãos e humanos, o seminário é um espaço para o discernimento e cultivo vocacional. É isso que define a missão desta casa. Todos os espaços, atividades e frades aqui residentes assumem como missão ajudar os jovens seminaristas neste processo de amadurecimento humano e vocacional. Ajudá-los a descobrirem qual o caminho que Deus lhes chama a percorrer em sua vida.

Após esta reflexão, a conversa voltou-se para a identidade do seminarista franciscano, sobre os hábitos e comportamentos que definem aqueles que decidiram-se por esta experiência vocacional.

À tarde, os seminaristas puderam gastar um pouco de suas energias em um momento de esporte. E, à noite, todos fomos à Comunidade Nossa Senhora de Fátima, próxima ao seminário, para a celebração eucarística e apresentação dos seminaristas à comunidade que acompanhamos.





2 comentários: