11 junho, 2016

Discurso sobre Dom José Gomes




Dom José Gomes, aquele que mudou o Oeste Catarinense foi o tema da 2ª Sessão do Grêmio Literário Confira abaixo

Dom José, aprendiz das coisas de Deus e do povo.

Saudações...

Vou vos falar hoje de São José Gomes, o escolhi como tema para meu primeiro discurso ordinário, por ter sido ele para mim a imagem viva tá bom pastor e um grande exemplo a ser seguido e por fazer parte da história na minha diocese e, por conseguinte na minha história e vocação.

Dividi o meu discurso em três tópicos, a saber, Padre José Gomes, Dom José Gomes, Bispo de Bagé, e Dom José Gomes Bispo de Chapecó.

José Gomes nasceu em 25 de março de 1921, filho de Antônio Gomes e Maria Magioni Gomes, sendo o quinto de nove filhos, natural da cidade de Erexim, onde cresceu e viveu até os 11 anos quando depois da morte do pai e da confusão causada pelo referido acontecimento, decide revelar a sua família a vontade ser Padre, a mesma, muito religiosa alegra-se com tamanha graça, mas mediante a situação em que se encontravam surge a pergunta, como Pagar os estudos?  Mas por coincidência um grande amigo da família s.r. Giocondo Pagnocelli que decide dar esta ajuda financeira a José, e é assim que iniciam os preparativos para o seu ingresso no seminário diocesano na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Seminário menor São José, a esta alturas com 14 anos José matriculado no ano de 1935. Permaneceu neste mesmo local de 1940, quando partiu para etapa da filosofia na cidade de São Leopoldo, mesmo local em que cursou a teologia a partir de 1944, eis que então chega a tão esperado ano de sua ordenação, a mesma aconteceu no dia 21 de dezembro de 1947 na cidade de Jacutinga. Depois de ordenado o Padre José Gomes é enviado como vigário para a paróquia de Espumoso onde permanece, somente dois anos, e depois é convidado a ser cooperador em Santa Maria trabalhando na catedral e junto ao asilo e orfanato São Vicente de Paulo e depois do ano de 1951 recebe sua última transferência como Padre, para a paróquia, e depois diocese de Passo Fundo, lá desenvolveu o serviço de Cura da paróquia.

Vamos então o segundo tópico o episcopado, em 1959, Dom Arnando Lombardi Núncio apostólico do Brasil, dá fim a discussão sobre a criação de uma nova diocese no RS, e eis que no dia 25 de julho de 1960, conforme a Bula Papal “Quo divino” de João XXIII é criada a diocese de Bagé, do qual se tornou o primeiro Bispo o Padre José Gomes, a celebração da sagração aconteceu no dia 25 de julho de 1961, na catedral de Passo Fundo sendo Bispo sagrante Dom Cláudio Colling Bispo desta diocese, depois das devida celebrações, solenidades e afins, Dom José Gomes inicia seus serviços como Bispo, seus primeiros trabalhos foram visitar todas as paróquias e criar um seminário. Ele viveu nesta diocese durante a realização do Concilio Vaticano II em que participou com os Bispos de RS.

Ao retornar do Concílio e depois reiniciar seus trabalhos é transferido para a diocese de Chapecó em SC, transferência esta que aconteceu sob muitos protestos do povo de Deus de Bagé. E é assim que findo meu segundo tópico.

E agora dou início ao terceiro e último tópico de meu discurso. Dom José Gomes foi recebido na catedral de Chapecó no dia 27 de outubro de 1968, às 9 horas e 30 minutos recebido com o badalar de sinos e ao som da Banda Municipal, estavam presentes na celebração eucarística 7 Bispos, e em torno de sessenta presbíteros, além de uma grande massa de fiéis, a missa aconteceu nas escadarias da catedral, passando por cima de todos os discursos pomposos convenientes a situação, uma frase de Dom José ficou marcada naqueles que se faziam um presente: "Aqui estou e serei vosso amigo”.

Desde o início mostrou-se um homem do povo, um pastor com cheiro de suas ovelhas, e foi por este contato que ele marcou seu episcopado, a luz da reforma do Concilio guiou seu trabalho pastoral foi graças a ele que a igreja do Oeste Catarinense viveu a renovação litúrgica a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com a preparação dos primeiros ministros extraordinários da Palavra e da Eucaristia, e a celebração Dominical da palavra. Por volta também nos anos 60 surgia à iniciativa dos círculos bíblicos, dos grupos de reflexão, do (CPT) Conselho Pastoral da Terra, do Conselho Indigenista Missionário, e o MMA (Movimento das Mulheres Agricultoras), foi ele também um dos fundadores da (FUNDESTE) Fundação de Ensino de Desenvolvimento do Oeste, e da (UNOESC) Universidade do Oeste. Foi por seu incentivo que os leigos passaram a ter um grande poder de representatividade dentro da diocese, onde representantes de todas as paróquias, pastorais e grupos dão as diretrizes para o caminhar da diocese.

Dom José é conhecido como aquele que mudou o Oeste Catarinense, e o jeito do seu rebanho caminhar, porque foi graças ao seu trabalho que a igreja viveu esse novo Pentecoste que foi CV II, através da renovação litúrgica, da criação das CEBs, da inclusão dos leigos na vida da igreja, foi graças à sua voz profética que os grandes latifundiários não acabaram com a agricultura familiar, que os indígenas não foram esquecidos e abandonados, enfim ele marcou para sempre aquele povo. Dom José veio a partir na madrugada do dia 19 de setembro de 2002.

O conselho que deixo é de que a partir do exemplo de José Gomes, você possam ser pessoas, verdadeiramente, comprometidas com o projeto libertador de Deus.

Por Éverton Junior Goschel Broilo aspirante do terceiro ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário