07 junho, 2016

Discurso sobre os Pobres de Espírito

Discurso sobre os Pobres de Espírito


Na 3ª Sessão do Grêmio Literário fomos presenteados com uma bela reflexão sobre os pobres de espírito. Confira abaixo o discurso.

"A vida a é uma viagem onde Jesus é a estrada, o Espírito Santo é a carga e Deus Pai o ponto de chegada" Osvaldo Alves da Silva.

Saúdo com grande alegria e gratidão nesta noite a mesa diretora composta pelo diretor em exercício Frei Robson Luiz Scudela, pelo presidente Lucas Moreira Almeida e pelo secretário Franklin Matheus da Costa e saúdo também com muito carinho os meus colegas agremiados, aspirantes e em especial ao Frei Elias Dalla Rosa que aqui se faz presente.

O que vem a ser uma pessoa pobre de espírito?

A expressão “pobre de espírito” encontramos nas bem-aventuranças que conhecemos quase que decor. Assim penso que parte da compreensão das bem-aventuranças norteia nossa vida cristã. As bem-aventuranças são chamadas de carta magna do cristianismo.

Com minhas pesquisas sobre este tema me deparei com uma partícula “de” que em determinada interpretação da expressão “pobre de espírito”. Com isso busquei o significado que é ter aquela característica fundamental de perceber o que é espiritualmente vazio, é que somente confiando em Deus se pode preencher esse vazio. Reconhecendo o que é espiritualmente pobre, pessoa humilde de espírito conhece a sua própria necessidade.

E segundo o que significa “pobre em espírito”?
A conclusão do evangelista São Mateus para esta bem-aventurança não é para falar apenas dos pobres, mas falar dos “pobres em espírito” que é diferente.

Então o que significa e representa esta expressão?
Para São Mateus são os que vivem em espírito de pobreza descobrirão seu verdadeiro lugar diante de Deus, somos dependentes de Deus para viver, mas também dos nossos semelhantes.

Mas São Mateus quando escreveu sabe muito bem que existe pobre que tem o espírito de rico, que são aqueles que vivem imaginando que chegará para eles a felicidade, quando serão ricos. Por exemplo: ganhando um prêmio da loteria ou da loto fácil ou se a vida de negócios está muito bem lucrativa. Sabemos que neste mundo não existe nada pior do que um pobre com espírito de rico!!

O ensinamento que ganhamos é este: sabendo repartir liberdade e a vida para todos. Como disse Jesus: “bem-aventurados os pobres em espírito porque é deles o Reino do céu”. É importante saber que esta afirmação não confere a nenhuma benção especial aos economicamente pobres! A impressão de que a pobreza, por si mesma, é uma bênção, e que ser economicamente pobre automaticamente significa que sei há carinho do protegido por Deus abençoado por Ele em boas graças.

Em Lucas capítulo 6, versículo 20, se lê: “bem-aventurados vós, os pobres” e no mesmo contexto o Senhor fala de condenar os ricos. Em Marcos capítulo 12, versículo 37, diz que: “E a grande multidão o ouvia com prazer.”, mas era necessário ouvi-lo e corresponder para ser abençoado. Mas o nosso foco é em Mateus capítulo 5 e versículo três, pois se trata sobre e qualidade espiritual e não sobre uma condição econômica.

Usei como base para construir o meu discurso o capítulo 5 de Mateus evangelista e o site O que é ser uma pessoa pobre do espírito.

Por fim, eu convido a todos a se voltar em si mesmo e se perguntar: Eu estou sendo como um pobre em de espírito? Meus jeitos de vida me adequam como um pobre de espírito? E por fim, eu posso ser um pobre de espírito? E deixo como reflexão a frase de Jesus nosso Salvador como apoio: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino dos céus”.

Tenho dito e muito obrigado!!!

Por Mateus Oliveira seminarista do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário