07 junho, 2016

Discurso sobre saneamento básico – Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Discurso sobre saneamento básico – Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016


O tema da Campnha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi o tema da Sessão Solene de abertura do Grêmio Literário Santo Antônio 2013, confira o discurso abaixo.

"Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca". Amós 5,24

Saúdo nesta noite com alegria a mesa diretora composta pelo diretor frei Alberto Eckel Junior, pelo presidente Lucas Moreira Almeida e pelo secretário Franklin e Matheus da Costa. Da mesma forma aos demais seminaristas, agregados e aspirantes aqui presentes, em especial ao Frei Elias Dalla Rosa e Frei Robson Luiz Scuela.

Venho hoje preciso falar sobre a campanha da fraternidade 2016 que tem como tema principal " Casa comum, nossa responsabilidade" e o lema bíblico que se apoia em Amós " Quero ver os direitos brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".

Uma das grandes novidades na estampa campanha da fraternidade e a participação da miséria entidade episcopal da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. A colaboração acontece em vista do desejo dos organizadores em transpor as fronteiras

O objetivo geral desta campanha é "assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos a luz da fé, por políticas e atitudes responsáveis quem garantam a integridade e o futuro de nossa casa comum".

Neste ano pela quarta vez na campanha da fraternidade é realizada de forma ecumênica para promover o diálogo e a união entre os cristãos.

O saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestrutura e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem-estar e a saúde da população e desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.

Para melhor compreensão de minha prédica vou dividi-la em três tópicos.

·         O saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento saúde integral qualidade de vida para todos.

·         O que diz a bíblia em questão ao saneamento básico.

·         Quais atitudes de vemos ter em questão ao saneamento.

Saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Um dos problemas mais graves nas grandes periferias no Brasil em justamente a falta do saneamento básico e é este um dos fatores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem podem contrair a transmitir muitas doenças como, por exemplo, doenças respiratórias vermes e tantas outras. Portanto o acesso a uma potável e algumas condições de higiene, muito outras podem ser evitadas diminuindo assim o custo com tratamentos. O investimento no saneamento básico é crucial na sociedade, Já que cada R$ 1 investidos em saneamento equivale a uma economia de R$ 4 na área da saúde porque saneamento básico representa medidas de prevenção.

Além disso, outro fator importante no saneamento básico é a sua capacidade de criação de trabalho. Em 2010, este setor criou 64 mil postos de trabalho o que significa um total de 671 mil empregos criados direta ou indiretamente pelo setor do saneamento básico.

De acordo com números do Sistema Nacional de informações sobre saneamento 2010 (SNIS) divulgado em Junho de 2012 a distribuição de água potável chega a 81, 1% da população relativamente à coleta de esgotos ela chega a 46,2 % dos brasileiros.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, afirma que só no Brasil existem 13 milhões de pessoas não tinham acesso ao banheiro.

Também vemos no Brasil que cada pessoa gera em média 1 kg de resíduos sólidos diariamente. Só a cidade de São Paulo gera entre 12 e 14 mil toneladas diárias de resíduos sólidos.

 E pior as 13 maiores cidades do país são responsáveis por 31,9 % de todos os resíduos sólidos no ambiente urbano brasileiro.

A Organização Mundial da Saúde define o saneamento básico como “o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem-estar físico mental ou social”.

Porém, as medidas de prevenção que visam promover a saúde do homem são as seguintes:

·         Abastecimento de água;
·         Manutenção do sistema de esgotos; Coleta, remoção e destinação final do lixo;
·         Drenagem de águas pluviais;
·         Controle de insetos e roedores;
·         Saneamento dos alimentos;
·         Controle da poluição ambiental;
·         Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e recreação;
·         E saneamento aplicado ao planejamento territorial.

Assim que no primeiro tópico inicial segundo que irá falar sobre o que diz a bíblia em questões ao saneamento.

A Bíblia é uma revelação progressiva. Antes mesmo que Jesus fizesse a plena revelação do Deus amor e misericórdia, os profetas já anunciavam aspectos  importantes da caridade e da justiça fundamentos do Reino de Deus. O bem comum, desejado por Deus é o grande objetivo das sagradas escrituras. Da adesão ao projeto do Reino de Deus e, portanto, o compromisso com a construção do bem comum.

Quando falamos do Bem comum, não podemos restringi-lo somente à relação dos seres humanos entre si, mas também destes com a natureza, que deve ser cuidada  com gratidão e respeito. E o uso da natureza e de todos os bens materiais deve acontecer de forma justa e voltada para a construção de uma coletividade com mais igualdade, ao invés de serem utilizados para suprir a ganância de alguns.

A escolha do texto de Amós (Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca) é porque ele fundamentação pregação profética numa denúncia social aguda, chamando a atenção para um progresso econômico que se traduzia em igualdade e justiça para todos. Sua denúncia aponta para uma situação de casos sociais, onde as relações afetivas estavam se rompendo (Amós 2,6-8). Com suas denúncias, Amós revela que fé em Deus estava sendo manipulada pela religião oficial (Amós 4, 4-5). Deus quer justiça e dignidade para todos. Não apenas para Israel e Judá (Amós 9,7-8). O lema da campanha da Fraternidade através do profeta nos alerta para a prática da justiça como uma fonte de que jorra água limpa e com um rio perene que não seca a jamais.

A comparação que Amós faz da água que jorra com a prática da justiça, lembra que o bem-estar de todos os habitantes de um lugar deve ser o objetivo de todo serviço público.

Ninguém pode buscar apenas o lucro fácil e rápido em detrimento dos direitos dos demais.

É como se uma pessoa represasse um rio só para si, formando um enorme açude enquanto todos adiante ficam apenas com um fiozinho de água.

Jesus denuncia a ganância e os ritos vazios, que privilegiam os puros (aqueles que detinham o poder econômico) e marginalizava impuros (os pobres e enfermos na época eram vistos como abandonados por Deus e por isso eram marginalizados). Por isso Jesus disse: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5,6-7).

Refletindo sobre tudo isso, fica bem claro que a fidelidade a Deus precisa se manifestar na preservação de tudo o que é necessário para que a grande família humana possa viver com dignidade e justiça em um ambiente bem cuidado.

Mas não basta refletir. Como Jesus nos mostrou na parábola dos dois filhos chamados a trabalhar na vinha (Mateus 21, 28-31) não basta ter um bom discurso, o importante é entrar em ação, transformando o mundo do modo como Deus deseja.

Agora me conduzo ao último tópico no qual tem o objetivo de tratar o seguinte tema: Quais atitudes devemos ter em questão ao saneamento?

“Casa comum nossa responsabilidade”, é um tema que nos orienta a atuarmos coletivamente. Em favor da elaboração, implementação e acompanhamento dos planos municipais de saneamento básico. As responsabilidades são coletivas, porém diferenciadas:

O poder público tem a tarefa de realizar as obras em infraestrutura, implementar o plano municipal de saneamento básico, garantir a limpeza do espaço público e fazer a conta seletiva do lixo.

Os cidadãos têm a tarefa de não jogar o lixo na rua e zelar pelos espaços coletivos.

Essas atitudes poderão nos em aproximar do sonho do profeta Amós que é o de "ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Vamos conhecer algumas atitudes que podemos assumir nesta quaresma:

-  -   Não nossa casa:
·         A água é usada com economia?
·         Você sabe se o esgoto coletado em nossa casa é tratado?
·         Você se incomoda ou denuncia quando vê um vazamento de água em nossa casa?
·         Quando sai de um cômodo laminado tem o costume de apagar a lâmpada?
·         Qual o destino que damos ao óleo de cozinha que não podia ser reutilizando?

 - -  No nosso bairro:
·         Há rede de água encanada?
·         Há coleta regular de lixo?
·         Há o consume de cobrar das autoridades providências próprias do poder público?

 -   -   Na nossa cidade:
·         A água é de qualidade?
·         Existem cooperativas populares de reciclagem dos resíduos sólidos?
·         Quando há aprovação de projeto de construção de um imóvel, o esgoto é levado consideração?

Portanto, toda poluição que fazemos em nosso planeta acaba colocando em risco a vida de todos nós. Deste modo, percebemos que possível exercer um grande cuidado com nossa casa comum.

“É preciso organizar o povo -descentralização do poder e decisões- para que as pessoas sejam atendidas em suas e cuidem do ambiente em que vivem”.  Do livro do êxodo.

Tenho dito e muito obrigado!


Por Odirlei Luiz Possa, seminarista do 2º ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário