03 dezembro, 2015

A Perfeita Alegria na humildade do trabalho fraterno - Um dia na Estrebaria

“Felizes os humildes de coração pois deles é o Reino dos Ceús”
            Tudo começou em uma segunda-feira do mês de agosto, quando Frei Elias, responsável pelos trabalhos externos do Seminário disse: - Peguem as pás e desçam a estrebaria!

            O dia começou com nossa oração da manhã como de costume, estudos, recreio fraterno, almoço e descanso após o almoço. As 14h00 saímos e fomos a divisão dos trabalhos externos da casa, uns ficaram no bosque, outros no jardim e eu com o outro aspirante Guilherme na estrebaria. Apesar de ter vindo de uma realidade rural, nunca tive contato com estrume de boi e nunca imaginei que no seminário existia estrebaria, como foi pedido, pegamos as pás e pelo caminho a alegria era constante, pois nos perguntávamos como iriamos “raspar” todo aquele estrume, qual seria a reação dos bois, até onde sabíamos boi é bravo e dá “chifrada”, lembramos também dos testamentos de São Francisco que narram que o santo junto com seus confrades ao chegarem a Roma para pedir a aprovação da Ordem e serem renegados passa a noite juntos com os porcos, e isso nos fez refletir sobre nossa vocação de ser franciscanos. Francisco só foi capaz de repousar naquele lugar porque extrema era a sua humildade e pobreza, e assim fizemos, coletamos todo o estrume e quando percebemos estávamos todos sujos, o cheiro já não fazia diferença e estar na sujeira junto aqueles bois, além de engraçado foi interessante pois até com eles já estávamos dialogando e nos apresentando como franciscanos.

            Esta segunda-feira diferente das outras marcou minha passagem pelo seminário, no lugar onde menos imaginei experimentei a perfeita alegria, junto com meu irmão aprendi o sentido da fraternidade, enquanto um tirava o estrume o outro colocava no saco e juntos carregávamos até a parte de fora da estrebaria, pudemos compartilhar momentos da vida de nosso querido São Francisco e tudo isso graças ao seminário que nos ofereceu esta possibilidade de descoberta. Este dia não teve fim porque ele continua na minha memória.


“Louvado sejas meu Senhor por tuas criaturas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário