01 dezembro, 2015

Aspirantado: Seguindo os passos de Francisco sob a luz do Evangelho.

Quem vê de fora, como nós um dia vimos, pode não se dar conta da importância da experiência do aspirantado no discernimento vocacional franciscano.
Trata-se de uma etapa riquíssima onde os candidatos à vida religiosa são convidados a viver diversas situações que promovem o crescimento individual e coletivo. As várias atividades cotidianas fomentam a vivência fraterna, trabalham aptidões, limites, promovem a interiorização, a reflexão e a espiritualidade, além de possibilitar o conhecimento litúrgico, atividades pastorais, entre outros.

Num espírito fraterno, aspirantes e seminaristas trocam experiências, descobrem semelhanças e diferenças, aprendem a lidar com elas, a trabalhar em equipe, tomar decisões pensando na coletividade.

São dias intensos, desafios diários que levam a abrir mão do comodismo, do consumismo, do egoísmo e lançar-se numa busca sincera pela vivência do carisma franciscano, harmonizando obediência, castidade e pobreza, aprendendo a conhecer melhor a si mesmo, aos outros e a Deus para somente a partir disso pode colocar-se a serviço de maneira efetiva, aproveitando melhor nossas qualidades e trabalhando defeitos.

Dentre as experiências vividas neste período posso citar as missões de Rancho Queimado onde durante cinco dias tivemos a oportunidade de visitar dezenas de famílias daquela localidade. Conhecemos diferentes realidades, seus dramas pessoais e conquistas, juntos partilhamos a palavra de Deus e fizemos orações.

A fé, esperança, receptividade, a força de vontade das pessoas foram comoventes.
Outra experiência marcante é o trabalho pastoral no hospital Bom Jesus, na Apae e no Ama (Abrigo Mão Amiga), nas quais semanalmente nos deparamos com as várias faces da fragilidade humana, presente na saúde debilitada, nas deficiências, nas muitas limitações e enfermidades impostas pela idade.

Ambas as situações desenvolvem o espírito de solidariedade, carinho, amor fraterno, aceitando o pedido de Cristo, de ir ao encontro dos mais necessitados como menor e servidor, fazendo-se instrumento nas mãos de Deus.


Vale muito a pena poder viver esta rica etapa formativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário