10 novembro, 2014

Doce de Vida!


Dentre as várias atividade e oficinas desenvolvidas no programa de atendimento da APAE – Ituporanga, destaca-se a doceria, onde os alunos atendidos e educadoras produzem deliciosas bolachas e doces que agradam, alegram e estimulam aos atendidos por esta instituição.

Os doces e bolachas são produzidos por uma equipe de alunos, acompanhados de uma educadora, que são verdadeiramente um exemplo de superação, coragem e otimismo. Ao ver, acompanhar e participar de uma ação como esta, pode-se realmente chamá-los de Especiais, pois, diante de suas limitações e dificuldades não ficam paralisados na tristeza nem entregues ao desânimo. Reagem, dão o melhor de si e Deus em Sua infinita bondade os faz sorrir com o resultado de seu trabalho.

Contudo, a iniciativa vai além da produção dos doces e bolachas. Os alunos comercializam o que produzem uma vez por mês na praça do centro da cidade. Assim, participam de todo o processo e desenvolvimento da ação, desde a compra dos ingredientes, produção, venda e divisão entre eles dos lucros. A venda algumas vezes vai além da praça. De loja em loja, nos mercados, comércio em geral, passam um ou dois alunos acompanhados de um voluntário ou educador, e oferecem seus doces e bolachas com alegria, pois reconhecem que ali em suas mãos, carregam uma vitória, uma conquista, algo que lhes despertou para seu valor e confiança.

Hoje muito se fala de inclusão, mas todos sabemos as barreiras e dificuldades que encontramos quando o assunto é colocado em prática. Quem tem a oportunidade, diga-se a graça, de poder participar e ser voluntário em uma ação como esta, percebe claramente o quanto ainda é difícil quebrar certos preconceitos e paradigmas presentes em nossa sociedade.


Pode-se dizer que, mesmo sendo doces e bolachas comprovadamente deliciosos, o que é oferecido de mais precioso, belo e gratificante nestes momentos da venda na praça e comércio é o sorriso que brilha nos rostos destes irmãos tão especiais.
Brilho que revela o amor e a misericórdia de Deus. Brilho irradiante que contagia a quem estiver próximo e assim concretiza o lema da APAE de Ituporanga: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças” – bela realidade.



Por Marcos Paulo Bertoldi, aspirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário