03 novembro, 2014

Experiências da pastoral: altruísmo


É de se ficar imerso e agradecido a Deus quando encontramos pessoas que, com disponibilidade, ajudam pessoas que mal conhecem. Dentro de uma família, por mais difícil que seja a convivência, o fato de se encontrar um coração generoso, capaz de vencer certos obstáculos para aliviar a dor de um ente querido, deveria tornar-se capa de grandes jornais. O que se dirá, então, de alguém que deixa seus cuidados pessoais, e até mesmo uma mãe já idosa, para cuidar de um senhor que aparentemente está só no mundo?


Num dia qualquer, de uma semana comum, ao caminhar pelos corredores do Hospital Bom Jesus da cidade de Ituporanga onde nós, aspirantes, exercemos a pastoral da escuta, da atenção e atendimento aos enfermos e familiares, adentrei em um quarto dentre tantos. Ali encontrava-se um homem de meia idade cuidando de um senhor internado.

Quando foi-lhe perguntado se aquele enfermo era seu parente ou amigo, ele dá a mais bela das respostas: "Não é nada meu. Estou aqui com ele já desde a última sexta-feira esperando que alguém da família assuma meu lugar. Pedi à minha mãe que me desculpasse por não poder ir visitá-la no abrigo, pois o enfermo não podia ficar sozinho".

Que belo exemplo para se imitar! Em uma sociedade egocêntrica, onde o que importa é o próprio bem estar, ainda encontrar pessoas com disponibilidade, amor, capaz de doar seu tempo a outras pessoas que nem conhecem!


Para se ter um sentimento de altruísmo, se realmente podemos assim defini-lo, não se faz necessário esperar um dia especial. Como esse senhor, que num dia, observando um homem enfermo, que levado ao hospital necessitara de ajuda, se dispôs a deixar seus compromissos e auxiliá-lo.

Sendo assim, altruísmo é deixar algo, ou alguém muito importante, para ser um auxílio necessário a alguém que precise de ajuda.

Todos podemos ser altruístas e muitos esperam e precisam de pessoas com esse sentimento. Temos muitos exemplos a seguir. Sendo assim, podemos mudar o nosso ambiente de ação com essa atitude. Que tal essa dica? Vamos tentar pôr em prática essa atitude e, uma vez na semana, ser altruísta? Fica a dica.

Paz e Bem!

Por Jonas Ribeiro da Silva, aspirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário