22 maio, 2015

Bate papo das mídias locais sobre a comunicação


Ontem, quinta-feira, à noite, como parte da 5ª Feira de Conhecimentos do Seminário São Francisco de Assis, aconteceu um bate papo com o representante do Jornal Vale Sul, Wesley Fragas; e da Rádio Sintonia, José Sens, que falaram sobre a comunicação em suas empresas e no Brasil.

Wesley Fragas falou sobre a situação do jornal impresso semanal, que vive uma grande transformação com o evento da internet. Com a velocidade da divulgação de notícias promovida pela rede, pelas redes de TV e rádio, o jornal impresso acaba ficando com notícias "velhas", já conhecidas pelos leitores que tiveram acesso aos outros meios de informação. Assim, em uma necessária reformulação do foco, o jornal passa a ser menos informativo ou noticiário, e mais reflexivo ou trazendo outros tipos de matérias, como entrevistas.

Já o José Sens pôde falar sobre a transição obrigatória que todas as rádios terão que fazer, passando de AM para FM, e tudo aquilo que envolve tal processo, como a construção de uma nova torre de transmissão. Ele ressaltou a responsabilidade que o comunicador tem diante daquilo que ele informa, sobre sua veracidade e as consequências de tal informação na vida do ouvinte.

O bate papo também foi enriquecido com pequenos vídeos produzidos por Frei Gustavo Medella e Frei Nelson Rabello, que atuam na frente da Comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que falaram sobre os trabalhos desempenhados pelos frades nas rádios, tv e revistas, bem como um belo testemunho daquele que se entrega a este trabalho de levar informação ao povo.




2 comentários:

  1. muito bom é importante a Mídia , estamos atraindo pessoas que v~em pelas primeira vez na paroquia e acabem ficando ! paz e bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vilma. Cada vez mais, a presença da Igreja nas redes sociais tem se mostrado como a porta de entrada para muitos jovens que não tinham contato algum com ela ou com Jesus Cristo. Sua importância tem sido cada vez maior na evangelização.

      Excluir