13 maio, 2014

Discurso sobre o "Trabalho"

No dia 09 de maio, ocorreu a 10ª Sessão do Grêmio Literário, com o primeiro discurso do agremiado Ruan Sguissardi, que escolheu como tema de discurso: o trabalho, devido à proximidade da data do Dia do Trabalho. Confira o discurso:


"Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária". (Elbert Hubbard)

Saúdo com estima a Mesa Diretora composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; pelo presidente, Gabriel Luiz Martinelli; e o secretário, Odilon Voss; e estendo minha saudação aos colegas agremiados e seminaristas aqui presentes.

Hoje venho lhes falar de um acontecimento histórico que aconteceu em 1886 e que é lembrado nos dias de hoje: é o dia 1º de maio, o Dia do Trabalho.

Motivei-me a falar deste tema por causa do desemprego constante nos últimos anos, onde a maioria dos trabalhadores desempregados normalmente só encontram postos de trabalhos instáveis. E outras pessoas que possuem empregos estão sendo invalidadas, algumas por serem consideradas velhas, outras porque não tem formação suficiente, e outras porque são jovens demais.

Para melhor entendimento de minha prédica, vou dividi-la em três tópicos:
- história do dia do trabalho;
- trabalho e seus valores e tempo;
- o trabalho franciscano.

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Isso aconteceu na época em que os europeus lutavam pela posse da África. Em Chicago (Estados Unidos), ocorria um movimento em prol da jornada de trabalho de oito horas diárias. A manifestação, que se estendeu por vários dias, contou com a participação de milhares de operários e foi duramente reprimida pela polícia. Oito líderes anarquistas foram presos e quatro deles enforcados. Em homenagem a essas pessoas executadas, o dia 1º de maio passou a ser lembrado todos os anos como um marco na luta dos trabalhadores por seus direitos em todo o mundo. E no Brasil, o dia 1º de maio foi transformado em feriado nacional em 1925 pelo presidente Artur Bernardes.

Como diz o site Brasil Escola: as fases "Diferenciam-se uma das outras em diversos aspectos, não são estruturadas pela atividade a qual chamamos de trabalho, nelas, todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à sobrevivência". Estas fases estão ligadas à Antiguidade, Idade Média e a partir da Revolução Industrial.

Durante a Antiguidade, estabeleceu-se uma divisão qualificativa dos diferentes tipos de trabalho, entre trabalhos manuais e intelectuais. Os trabalhos braçais e manuais foram considerados desprezíveis, consideradas equivalentes às atividades animais.

Na Idade Média, pouco desta concepção mudou. Todavia o trabalho passou a ser considerado um "bem árduo", necessário à evolução do homem, conforme referia São Tomás de Aquino, filósofo e teólogo cristão. A novidade era que o trabalho braçal seria uma forma de provação e fortalecimento espiritual em busca do Reino do Céu.

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial.

O trabalho, na perspectiva franciscana, atende a três requisitos: que seja bem feito, sirva ao outro e não somente a quem o executa, e que seja doação. Fazer o trabalho bem feito, com paixão, de forma comprometida e dedicada é um dos pressupostos para o trabalho promover o crescimento espiritual. Buscar o benefício do outro, ou dos outros na execução do nosso trabalho é uma característica do trabalho feito do jeito franciscano de trabalhar e que pode levar à espiritualidade. Doar o trabalho significa desapegar-se dos resultados materiais, que podem ser auferidos com o trabalho. A Igreja, no tempo de Francisco, passava a ideia de que o trabalho era algo divino e que sem a realização do mesmo não poderiam ser alcançadas as bênçãos divinas.

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

Então, eu lhes pergunto: porque o dia 1º de maio virou o Dia do Trabalho? A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa e escolher a data como Dia do Trabalho.

E, para melhor encerrar minha prédica vou citar uma frase de um provérbio judaico: "O trabalho mais duro que existe é não fazer nada".

Tenho dito e muito obrigado!

Por Ruan Felipe Sguissardi, seminarista do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário