09 maio, 2014

Seminário realiza passeio semestral em Curitiba


Na semana passada, entre os dias 01 a 04/05, aproveitando o feriado prolongado, nossa fraternidade inteira, frades e seminaristas, fizemos uma viagem a passeio, como é costume a cada semestre. Desta vez, o destino escolhido foi uma das capitais onde também possuímos casa: Curitiba!

Partimos na madrugada do dia 01/05, chegando em Curitiba pela manhã. Este dia foi dedicado à visita dos principais parques da cidade entre outros pontos turísticos. O grupo pôde conhecer o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho), o Bosque do Papa João Paulo II, a Ópera de Arame, o Parque Tanguá, a Universidade Livre do Meio Ambiente e o Bosque Alemão. Enfim, muitos lugares ecológicos e conhecidos da cidade. Foi um dia de confraternização, com lanches partilhados e caminhadas, para, no final do mesmo, nos dirigirmos ao Convento São Boaventura, em Rondinha, a fraternidade que nos acolheria para a hospedagem.

No segundo dia, nos dedicamos a conhecer o centro histórico de Curitiba: a rua 24 Horas, a XV de Novembro, a Universidade Federal do Paraná, a Catedral, a Igreja da Ordem, o Museu Sacro, a primeira casa da cidade... Fizemos uma pausa para o almoço e passeio no Shopping Estação para, à tarde, irmos até o Jardim Zoológico de Curitiba, um espaço imenso com amplos cercados para os animais, dos mais variados.

O terceiro dia foi reservado para conhecer melhor o Convento São Boaventura, a prática de esportes e convivência fraterna nos espaços da casa de formação do tempo de estudo da Filosofia, que impressiona pelos seus belos jardins e boa conservação das casas de hospedagem. À tarde, viajamos até Ponta Grossa, para o Parque Estadual de Vila Velha, para vermos as famosas formações areníticas, que impressionam por sua beleza e perfeição.

O último dia do passeio, domingo, pela manhã, fomos até o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, para celebrar uma Missa Vocacional com a comunidade local, com encenação do evangelho do dia (os discípulos de Emaús), uma mensagem vocacional e com os próprios seminaristas falando da vida no seminário. A missa foi seguida de um belo almoço oferecido pela fraternidade local que muito bem nos acolheu, com a presença inclusive de familiares de seminaristas e do Frei Gilberto que moram na cidade.

Enfim, este foi nosso passeio à capital paranaense. Nossos sinceros agradecimentos à Fraternidade São Boaventura por sua dedicação e boa acolhida nos quatro dias que ficamos hospedados por lá, onde nada nos faltou e muito nos foi oferecido, bem como à Fraternidade Bom Jesus dos Perdões pela qual também passamos e nos fizeram sentir-nos em casa. Agradecemos aos confrades por abrirem suas portas aos nossos formandos para que este passeio fosse possível e rendesse os frutos de amizade e conhecimento que foram colhidos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário