21 setembro, 2013

Discurso sobre a "Fé"


"Crer não é um sentimento passivo, estático, mas cheio de ação, é um sentimento que nunca se acaba, pois está em constante movimento, em contínua realização. Requer um grande esforço, e nisto consiste sua grandeza". (Romano Guardini)

Ao longo de nossa vida muitas dúvidas podem surgir: quem sou eu? Qual é meu objetivo? O que quero de minha vida? O que minha família espera de mim? Em quem acredito? E no que acredito? Muitas dessas questões tocam em elementos abstratos, o nosso crer e acreditar. Por isso, senhores, vou falar sobre um sentimento que todos os seres humanos já presenciaram. O tema que hoje abordo é a fé.

A fé é um sentimento que sempre acompanhou a humanidade, desde os seus primórdios até a atualidade. A fé, nesse planeta, só irá deixar de existir quando a humanidade chegar ao seu fim. A fé está em todas as criaturas.

A palavra "fé" tem diferentes sentidos, sendo alguns deles: crer, perceber, ter um objetivo formado, ideal a ser seguido. A palavra "fé" aborda o sentido amplo, não ficando presa somente à fé católica, mas em sentido geral como afirma em seu livro "A quem iremos Senhor: explicação do credo para adultos", de Pe. Luiz Cechinato.

Motivei-me a falar sobre esse tema devido ao desvirtuamento do eixo da fé onde se deixa de acreditar nas coisas importantes da vida para ir em busca de coisas fúteis, sem sentido e destrutivas para a humanidade. Ainda sim, pode-se falar de fé, mas de uma fé que não nos traz a Perfeita Alegria. Uma pessoa que bem retratou este fato em vários escritos foi Frei Almir Ribeiro Guimarães.

Irei dividir minha prédica em três tópicos:
- o que é fé;
- fé, contexto religioso;
- a fé católica em Jesus Cristo Nosso Senhor.

A palavra "fé" vem do latim "fides", e do grego "pistia", e significa "felicidade". É a firme opinião de que algo é verdadeiro sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.

A fé acompanha absoluta abstinência da dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e à lógica conceitual. Ou seja, tendo fé é impossível ter dúvidas ao mesmo tempo.

A expressão se relaciona, semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvidas para com o reconhecimento de um possível engano. Portanto, uma pessoa que acredita, confia ou aposta em algo não significa necessariamente que ela tenha fé.

A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada à questões emocionais como reconforto em momentos de aflição, desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança. E a motivos considerados normalmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida.

A fé, no contexto religioso, tem muitos significados. Às vezes quer dizer lealdade à determinada religião. Nesse sentido, podemos, por exemplo, falar de fé cristã ou de fé islâmica. Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras.

Algumas vezes, fé significa compromisso numa relação com Deus. Nesse caso, a palavra é usada no sentido de fidelidade. Para muitas pessoas a fé, ou a falta dela, é uma parte importante de sua identidade.

Irei também falar sobre o Credo Católico, uma especificação da fé em geral. Nossa fé é vinculada ao Pai do céu, fazendo-nos entrar em comunhão com Ele, conhecer Sua verdade e ver todas as coisas a partir dEle, como uma visão divina. Ter fé, segundo a revelação de Jesus Cristo é entregar-se a Deus. "O justo vive da fé", ensina São Paulo.

Os milagres de Cristo foram realizados devido à sua compaixão diante da miséria humana ou como resposta à fé dos privilegiados. O Evangelho de Mateus conta que uma mulher, que há doze anos padecia de uma doença de sangue, aproximou-se de Jesus por trás dele, apenas encostando a mão em suas vestes, dizendo para si mesma: "Sei que ficarei curada apenas tocando a barra da sua túnica". Jesus voltou-se e vendo-a disse: "Filha, tenha confiança, sua fé a salvou". E, desde aquele momento a mulher ficou curada.

A falta de fé e de confiança não só é uma injustiça contra a veracidade e a onipotência divina como também é a causa principal da falta de perseverança espiritual dos homens. Por isso, Cristo condenou a incredulidade dos fariseus, repreende a pouca fé dos apóstolos e dos discípulos de Emaús.

Ao contrário, aplaude com reverência a fé daquelas pessoas que dele se aproximam para ouvir suas palavras ou alcançar seus favores: aqueles que pedem com fé nunca ficarão com as mãos vazias.

A fé é um dom de Deus. O homem jamais o poderá merecer, pois não está ao alcance de nenhum recurso humano. Quem tem fé e ama ao próximo de verdade, está sempre ansioso para comunicar a outros aquilo que possui e sente.

Fica a pergunta a vocês: no que se deve ter fé? Em que acreditar? O que acredito é certo ou errado? Essas perguntas só poderão ser respondidas por cada um de vocês. Pois a fé é um sentimento individual.

Para melhor finalizar minha prédica vou citar um trecho dos discursos de Santo Antônio: "A fé se compara à videira: enraiza depressa, estende os ramos da caridade, entrelaça outros a si e produz o cacho das boas obras".

Tenho dito e muito obrigado!

Por Lucas Dariva, seminarista do 3º ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário