04 setembro, 2013

Grêmio Literário Santo Antônio recebe 3 novos membros!


A 20ª Sessão Solene do Grêmio Literário Santo Antônio ocorreu ontem, dia 03 de setembro, com o festivo objetivo de acolher três novos membros agremiados: os seminaristas do 2º ano Robson Geovani Batista do Prado, Rhuan Kaweê Szczepkowski e Vinícius de Menezes Fabreau.

A sessão teve início às 20h30, com a entoação do hino do Grêmio Literário Santo Antônio com o acompanhamento musical executado por Matheus José Borsoi e Arthur Emílio Holdefer.

Logo após o hino, o diretor Frei Rodrigo da Silva Santos deu as boas vindas a todos, em especial aos neoagremiados e ao professor de Retórica, Frei Marcos Estevam de Melo. Em seguida, o presidente da mesa, Gustavo Ferreira também deu as boas vindas aos presentes. À convite do secretário, Ítalo Viggiani, os neoagremiados se apresentaram.

Frei Marcos tomou a palavra e atestou a aptidão dos neoagremiados a fazerem parte do Grêmio Literário à Mesa Diretora e, proferiu uma parábola inspiradora sobre o que é discursar. Elevados por tal discurso, os neoagremiados prestaram seu juramento perante o Dicionário da Língua Portuguesa e o Regimento do Grêmio: "Juro que, ao agremiar-me nesta academia devotada ao aperfeiçoamento da arte da oratória, dedicar-me-ei a divulgar, defender e guardar a norma culta da Língua Portuguesa, bem como os princípios da Retórica e as normas do Grêmio Literário Santo Antônio. Sob a proteção de Deus. Amém".

Após o juramento, o neoagremiado, Rhuan Kaweê, leu uma passagem bíblica do Êxodo que concluia com a fala: "Vai, portanto, que eu estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer", sendo esta repetida pelos outros dois neoagremiados.

Lucas Dariva, agremiado do 3º ano havia sido escolhido o paraninfo do grupo e galgou a tribuna para falar aos neoagremiados e demais ouvintes sobre o valor daquela agremiação e da arte da oratória. Ao seu discurso, seguiu-se a prédica de um dos neoagremiados, Vinícius, que escolheu por tema a "Retórica da Honestidade", tema caro ao Papa Francisco, patrono da agremiação.

Depois de seu belo discurso, iniciaram-se as apresentações: Maicon Custódio leu o antigo hino do Grêmio Literário; os agremiados do 2º ano fizeram uma homenagem aos novos membros da academia e mostraram um vídeo de superação. Para encerrar, o neoagremiado, Robson Geovani leu o texto "Não temos oradores", de Silvano Bueno.

Uma noite de grande alegria para todos, em especial o trio neoagremiado. O pensamento proferido pelo secretário expressava o motivo deste sentimento: "A oratória é uma forma de entrar em comunhão com as pessoas e com o mundo", do diretor anterior, Frei Gustavo Wayand Medella.

Por Cledenir Bottesini e Lucas Percio Dalla Santa, seminaristas do 1º ano





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário