03 abril, 2015

Celebrando a Quinta-Feira Santa no Seminário


Depois de uma longa caminhada quaresmal, eis que nos aproximamos da Páscoa do Senhor! Nesta Quinta-Feira Santa, 2 de abril, frades e seminaristas começaram o tríduo de celebrações pascais unidos à Comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor, ou do Lava-Pés.

O rito do lava-pés nos volta para as lembranças das ações de Jesus na última ceia, quando lavou os pés dos seus discípulos concedendo a eles, e a nós, o exemplo de que apenas através do serviço aos irmãos, estaremos celebrando com a vida a Eucaristia instituída por ele. Ao terminar a missa, o Santíssimo ficou exposto, na âmbula, para uma breve oração dos fieis.

Logo em seguida, já de volta ao seminário, foi realizada a celebração do ágape. Trata-se da lembrança da ceia dos judeus, que celebram o dia em que o Senhor os libertou da escravidão dos egípcios, quando o anjo feriu os primogênitos do povo inimigo, e permitiu que o Povo Eleito ficasse ileso e pudesse iniciar sua fuga. Foi justamente esta celebração-ceia que Jesus celebrou com seus discípulos antes de ser entregue e que, até hoje, nós repetimos sua memória.

Nossa Quinta-Feira Santa encerrou-se com uma breve vigília junto ao Senhor, que viveu sua noite de agonia na véspera de sua Paixão, com a transladação das espécies eucarísticas à capela interna do seminário.

Por Roger da Silva Ferreira, seminarista do 1º ano







Nenhum comentário:

Postar um comentário