19 setembro, 2013

2º Círculo Bíblico: "Viver a prática do amor e da justiça"


O segundo encontro do Círculo Bíblico sobre o Evangelho de Lucas foi feito nesta segunda-feira, dia 16, aqui no seminário. Novamente, os seminaristas foram divididos em dois grupos para a reflexão da passagem bíblica, desta vez, de Lc 6,20-26, a passagem das bem-aventuranças e maldições de Jesus no sermão da planície.

O texto nos conduziu à reflexão sobre a situação dos marginalizados, dos desprezados pela sociedades, dos pequenos e pobres no tempo das primeiras comunidades cristãs (que se formavam com membros ricos e pobres, não muitas vezes unidos pela solidariedade) e as de nosso tempo. Ao dizer que os pobres são felizes, Jesus declara que sua Boa Nova, seu Evangelho veio para libertá-los, para trazer-lhes a esperança arrancada pelos poderosos. Jesus propõe uma sociedade de justiça e igualdade, onde as necessidades do outro são as minhas também, onde a compaixão pelo sofrimento do outro me leva a agir em seu favor.

Infelizes são aqueles que não encontram sua alegria na felicidade do outro, mas apenas em sua satisfação pessoal. Para estes o Evangelho é um incômodo, uma pedra que precisa ser tirada do caminho junto daqueles que o vivem e o testemunham. Para estes, a alegria, a bem-aventurança de Jesus é bobabem!

A prática do amor, da misericórdia, da solidariedade e da justiça estão na essência da vida cristã. Para isso nos propomos à vida em fraternidade, por isso cultivamos os valores cristãos entre nós. Que as reflexões do Evangelho de Lucas nos ajudem a cada vez mais crescermos na descoberta do que eles significam concretamente em nossas vidas!

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM



Nenhum comentário:

Postar um comentário