20 setembro, 2013

As Chagas do Seráfico Pai: imitação e seguimento do Cristo!


A celebração da Impressão das Chagas de São Francisco não passou despercebida aqui no Seminário São Francisco de Assis. No dia 17 de setembro, desde a oração da manhã o importante momento que selou a imitação de São Francisco a Cristo foi lembrado e celebrado, lendo-se os textos que referem-se ao episódio e meditando-se a partir deles.

Na missa do dia, na homilia, Frei Gilberto motivou os seminaristas e frades a refletirem em grupos a partir de algumas "chagas" da vida de São Francisco e dos franciscanos em nossos dias. Relembrando que as chagas não são, de forma alguma, feridas dolorosas, mas oportunidades da vivência do carisma e seguimento do próprio Cristo. Cada grupo refletiu sobre uma chaga e depois partilhou com os demais: a chaga da "penitência", da "conversão", da "pobreza", da "fraternidade" e do "amor inflamado". Belas palavras foram ditas, relembrando a importância do assemelhar-se ao cristo ao quem seguimos.

Assim como o Seráfico Pai São Francisco foi marcado pelas chagas do amor e desejou a proximidade com Deus, cada um de nós, em fraternidade, se esforça por percorrer o mesmo caminho! Assim seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário