22 setembro, 2013

3º Círculo Bíblico: "Servir o próximo"


O terceiro círculo bíblico sobre o Evangelho de Lucas aconteceu na última quinta-feira, dia 19, com a reflexão a partir da passagem de Lc 10,25-37, que narra a passagem onde Jesus responde a um mestre da Lei a pergunta sobre quem é o seu próximo, com a parábola do bom samaritano.

Esta é uma parábola conhecida, que fala de solidariedade, compaixão com o sofrimento alheio, de colocar-se à disposição de suas necessidades. A reflexão proposta levava ao confronto da postura do bom samaritano com a nossa própria, e a da sociedade. Hoje, quem são os levitas e sacerdotes que passam indiferentes ao sofrimento do homem à beira da morte? Hoje, quem são os bons samaritanos que colocam tudo que têm à serviço do próximo?

As leis devem atuar para garantir os direitos a todos os cidadãos. Uma mentalidade de exclusão social, seja ela por motivos econômicos (como os da nossa sociedade), como religiosos de pureza (como os do tempo de Jesus), só servem para relegar alguns à margem, e justificar a indiferença de muitos à sua situação.

As reflexões a partir do Evangelho de Lucas seguem firmes, bem concretas à nossa realidade. Amanhã, refletiremos sobre a parábola do Filho Pródigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário