22 fevereiro, 2014

2º Dia das Missões: Dispostos a evangelizar!


O segundo dia das Missões Franciscanas da Juventude, sediadas em Ituporanga, transcorreu no mesmo espírito com que estas iniciaram: na empolgação jovem daqueles que partirão para o encontro dos irmãos das comunidades que os acolherão. Este foi um dia dedicado à preparação e formação dos missionários.

O dia teve início com um belo café da manhã, seguido de uma oração de louvor ao Deus criador na ilha do Seminário São Francisco de Assis. O lugar, por si só, já nos leva a esta experiência de proximidade com a natureza, criação de Deus. As orações e cantos franciscanos nos permitiam expressar aquilo que todos sentiam: a gratidão ao Pai por estes dias de missão.

No período da manhã, os jovens puderam conhecer melhor a realidade eclesial da Paróquia Santo Estêvão, que os acolhe. Pe. Osmar Debatin, coordenador pastoral da Diocese de Rio do Sul, falou sobre como esta trabalha e se organiza no cuidado pastoral do Povo de Deus em seu território. Ele explicou sobre como grande parte do povo se dedica à cultura do fumo, cebola e trigo e como esta seria a realidade encontrada por grande parte dos missionários. Ainda de manhã, o pároco, Frei João Lopes, falou sobre a paróquia e seus paroquianos.

Além da formação, os jovens foram divididos em grupos para refletir e depois partilhar suas impressões sobre partes do documento "A Alegria do Evangelho", do Papa Francisco, que tratavam justamente deste novo anúncio, convicto daquilo que se acredita, demonstrando a alegria de uma verdade encontrada que dá sentido à vida.

No início da tarde, os jovens tiveram um tempo para lazer, prática de esportes e conhecer os espaços do seminário, para, enfim, arrumarem suas mochilas para partirem para a missão. Frei Diego deu as últimas instruções para os missionários sobre como interagir com o povo e, lembrando-os, que mais que levar o Evangelho, que eles tivessem o coração aberto para encontrar o Cristo que já habita cada lar que seria visitado.

E lá foram nossos jovens, prontos para a missão, alegres pela confiança depositada neles, certos de que esta experiência ficaria marcada em sua memória e corações por muito tempo! Boa missão a todos e paz e bem!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário