04 fevereiro, 2014

Semana Fraterna no Eremitério: turma do 3º ano inicia a caminhada com o pé direito!


Entre os dias 31/01 e 03/02, a turma do 3º ano, os aspirantes do Seminário São Francisco de Assis, passou por uma experiência de encontro fraterno e revisão de vida, chamada de Semana Fraterna, no Eremitério Frei Egídio, em Rodeio, com o acompanhamento de Frei Gilberto e Frei Rodrigo. Esta experiência já acontece pela segunda vez no início do ano, marcada pela ideia de que é um bom começo de caminhada para aqueles que estão no ano de uma séria decisão.

Como se sabe, os seminaristas do 3º ano estão para concluir seu período acadêmico do Ensino Médio e, para nós do Seminário, este ano representa o ano em que os alunos devem decidir entre prosseguir em sua formação franciscana, indo para Guaratinguetá, para a etapa do Postulantado; ou voltam para sua cidade natal para seguir por outros caminhos.

A Semana Fraterna serve, portanto, para iniciar este processo de amadurecimento da decisão, bem como calcar os pés em sólidas bases que lhes servirão por todo o ano, já que agora estes cinco seminaristas são aqueles que devem "puxar" o grupo, dar uma identidade àqueles que integram a nossa fraternidade.

Desta forma, as reflexões partiram de uma reflexão sobre o "tesouro escondido", encontrado por cada um de nós, que é a nossa vocação; e como nós cuidamos de "vender tudo" para cuidar e adquiri-lo. Refletiu-se sobre o papel de Deus em nossa histórica vocacional, através das pessoas que nos levaram a estar onde estamos. A partir desta introdução, foi possível fazer o salto da história pessoal para a história da fraternidade, identificando aquilo que os une, aquilo em que precisam crescer juntos, aquilo que lhes permitirá serem de fato irmãos.

Foi uma rica experiência, marcada e exaltada pelos próprios seminaristas como um momento de forte integração, a qual eles pretendem manter por este ano de 2014. Boa caminhada a cada um deles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário