01 fevereiro, 2014

Seminarista faz uma experiência junto ao Serviço Franciscano de Solidariedade em São Paulo


No período de 05/01 à 09/01 o seminarista Vinícius de Menezes Fabreau esteve no Convento Santo Antônio do Pari, em São Paulo, para conhecer os trabalhos realizados pelos frades que atuam no SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade). Acompanhado pelo Frei Wilson Simão, OFM, animador provincial do JPIC, ele e seu grupo estiveram, já na segunda-feira, dia 06/01, no curso para educadores sociais, promovido na Casa de Clara.


No primeiro dia, houve uma “análise de conjunturas” com ênfase nos eventos públicos de 2014, como a efervescência dos movimentos sociais. A discussão foi mediada pela integrante da Rede Extremo Sul, Caroline de Roing. Temas como educação política e poder local tiveram destaque.

No segundo dia, 07/01, o assunto foi a “Segurança Pública”, na parte da manhã o membro do Comitê pela Desmilitarização da polícia, Givanildo Silva, trouxe a reflexão de o que é segurança pública se não a garantia de direitos básicos, como saúde, educação, moradia e mobilidade urbana; na parte da tarde, tratou-se especificamente sobre a situação do Sistema Prisional Brasileiro, com ênfase no Estado de São Paulo.

O terceiro dia do curso foi marcado por uma visita cultural ao Parque do Ibirapuera, onde estives no museu Afro Brasil, lá pudemos descobrir ícones importantes da nossa história, como Carolina Maria de Jesus, uma escritora paulistana, que teve seu dom descoberto “por acaso” por um jornalista na periferia de São Paulo, encontramos também Zumbi dos Palmares, que mesmo sendo livre, lutos pela liberdade dos escravos. Na parte da tarde, durante um piquenique, tivemos uma discussão da importância da presença do SEFRAS nos espaços públicos.

O seu último dia de curso, dia 09/01, teve como tema “Arte e Cultura no trabalho social” e facilitadores, dois educadores da Pinacoteca do Estado. Durante a manhã foi apresentado o projeto realizado pela Pinacoteca com pessoas em vulnerabilidade social, e na parte da tarde, tivermos a possibilidade de formular projetos que envolvam diferentes populações (Idosos, Crianças, Pessoas em situação de rua e em conflito com a lei, estudantes e professores). Destaque para uma proposta motivada pelo Frei Wilson, para a área da educação ambiental, onde se mostrou a importância da apropriação de áreas verdes (parques e praças) para tratar do tema.

Esta experiência ainda incluiu uma visita à Sede do SEFRAS, onde funciona toda parte institucional e ao projeto Chá do Padre, que é mantido por mais de 300 anos no Largo São Francisco, no coração do centro velho de São Paulo.

Eles ouviram falar muita coisa sobre o SEFRAS, mas quando têm a oportunidade de ir ao encontro e ter um contato muito próximo com essa realidade, o cenário muda. "Agradeço a oportunidade, e em especial aos frades do Convento Santo Antônio do Pari, que foram muitos solícitos durantes esses dias, com o seu testemunho diário de fraternidade. Paz e Bem!".

Por Vinícius de Menezes Fabreau, seminarista do 3º ano





Nenhum comentário:

Postar um comentário