31 outubro, 2013

Discurso sobre as "Redes Sociais"


A 28ª Sessão Ordinária do Grêmio Literário Santo Antônio contou com o discurso do agremiado Alison Schons, falando sobre as redes sociais. Confira o texto na íntegra:

"Twitter é um ótimo lugar para dizer ao mundo o que você está pensando, antes mesmo de ter a chance de pensar sobre o assunto". (Chris Pirillo, blogueiro).

Saúdo a mesa diretora composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; o presidente, Gustavo Ferreira; e o secretário, Ítalo Viggiani Santos e estendo minha saudação a meus colegas agremiados e seminaristas que aqui se fazem presentes.

Venho hoje vos falar de um tema muito atual: as redes sociais. Mas, porque as redes sociais? Não poderia ser outro tema? Sim, poderia, mas é um tema que se sobressai nos dias de hoje. Quem aqui não possui uma conta numa rede social? Um Gmail, um Hotmail ou, como um nome mais recente, o Outlook, ou até mesmo um Facebook? Sim, todos temos, mesmo sendo desconhecido por nós. Mas sempre estamos interligados com o mundo.

Para melhor compreensão de minha prédica, dividirei-a em três tópicos, que são:
- o que é uma rede social?
- onde e para que surgiu?
- o que podemos esperar das redes sociais?

Rede social, segundo o site Wikipedia Enciclopédia Online, é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes sociais é sua abertura, possibilitando relacionamentos entre os participantes.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis. Como, por exemplo, redes de relacionamento (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter), redes profissionais, redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos, ou medir o capital social - o valor que os indivíduos obtém da rede social.

Os primeiros relatos de serviços que possuem características de sociabilizar dados surgem no ano 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up ao lançamento do Compuserv, um serviço comercial de conexão à internet em nível internacional muito propagado nos Estados Unidos.

Outro passo importante nessa evolução foi o envio do primeiro e-mail, em 1971, sendo seguido sete anos mais tarde pela criação do Bulletinboard System (BBS), um sistema criado por dois entusiastas de Chicago para convidar seus amigos para eventos e realizar anúncios pessoais. Essa tecnologia usava linhas telefônicas e um modem para transmitir os dados. Em 1984, surgiu um serviço chamado Prodigy para desbancar o Compuserv, feito alcançado uma década depois.

Contudo, o fato mais marcante desse período foi quando a America Online (AOL), em 1985, passou a fornecer ferramentas para que as pessoas criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmos e criar comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados assuntos.

Anos mais tarde, mais precisamente em 1997, a empresa implementou um sistema de mensagens instantâneas, o pioneiro entre os chats e a inspiração dos "messengers" que utilizamos nos dias de hoje.

Por volta dos anos 2000, a internet teve um aumento significativo de presença no trabalho e na casa das pessoas. Com isso, as redes sociais alavancaram uma imensa massa de usuários e a partir desse período uma infinidade de serviços foram surgindo.

E quais seriam os próximos passos das redes sociais? Relatórios recentes apontam que esse tipo de serviço atrai mais de 1 bilhão de pessoas, o que representa cerca de um sétimo da população mundial. Isso significa que os sites de relacionamento ainda têm muito para crescer.

Além disso, alguns especialistas em mídias sociais acreditam que o futuro dos serviços de comunicação e interação está em produtos de código aberto, como a Diáspora. Essa rede social, a qual você também pode ajudar a desenvolver, surgiu como uma alternativa mais segura para o Facebook.

As redes sociais são usadas em qualquer lugar do mundo e são tecnologias que muitas vezes nos tornamos dependentes.

Agora para bem finalizar minha prédica, citarei uma frase do livro "Bilionários por acaso: a criação do Facebook", de Ben Mezrich, dita por Mark Zuckerberg, quando estava criando sua primeira rede social, o Face Mash:


"Nós entramos pela aparência? Não. Nós seremos julgados por ela? Sim".

Tenho dito e muito obrigado.

Por Alison Schons, seminarista do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário