15 outubro, 2013

Retiro Anual fala sobre "Francisco, homem de fé"


"E o Senhor me deu tal fé nas igrejas para rezar".

Nos dias 11 a 14 de outubro, foi realizado no Seminário São Francisco, em Ituporanga, o retiro anual dos seminaristas que teve como tema: "A fé em São Francisco", e o pregador foi o Frei Jorge Lázaro Souza.

No primeiro dia, 11, o encontro foi mais para dar-nos a instrução de como iria transcorrer o retiro. Frei Jorge pediu para que preparássemos uma mochila e colocássemos tudo o que julgávamos necessário para o retiro, que no decorrer do mesmo iríamos deixar de lado o que estava sobrando na mochila da fé.

No segundo dia, houve a explanação de temas relacionados à fé (a fé católica; Francisco, homem de fé do seu tempo e a figura fundamental da fé), intercalados com desertos e, no fim da tarde, houve partilha. Para encerrar o dia, assistimos o filme "O Quarto Sábio".

No terceiro dia, logo nas primeiras horas, fizemos uma caminhada missionária. Durante o dia debatemos sobre a fé e intercalamos com momentos de deserto e, para findar o dia, assistimos a segunda parte do filme "A conversão de São Paulo".

Na segunda-feira, último dia, fizemos um momento de oração pelos missionários. Após a oração, Frei Jorge falou da missão a qual todos nós somos chamados. Com o exemplo de Cristo que enviou os discípulos dois a dois para a missão, Frei Jorge pediu para que formássemos duplas para fazer o último deserto do encontro. Fomos debater sobre a frase do Papa Francisco: "Ide, sem medo, para servir". Após o deserto houve uma partilha da dupla para o grupo. Depois da partilha, houve a celebração eucarística em ação de graças pelo retiro e pelos missionários. O retiro terminou segunda-feira com o almoço, um verdadeiro banquete!

Agradecemos à disponibilidade para vir à Ituporanga para nos orientar no nosso retiro anual. Obrigado, Frei Jorge!

Por Maicon Custódio de Jesus da Silva, seminarista do 3º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário