10 outubro, 2013

Grêmio Literário fala sobre os pensamentos de Martin Luther King


"Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus, eu ainda possuo".

A sessão do Grêmio Literário Santo Antônio desta semana, ocorrida no dia 08,  foi uma daquelas mais aguardadas pelo diretor do Grêmio e mais temida pelos agremiados: a sessão de Improviso, onde cada orador deve falar sobre uma frase de algum autor famoso, reunindo argumentos a partir de sua bagagem cultural. Desta vez, todas as frases vieram do mesmo autor: Martin Luther King Jr. (1929-1968), conhecido por sua luta pela igualdade racial o que lhe permitiu receber o Prêmio Nobel da Paz.

Frei Rodrigo, diretor, iniciou a sessão sorteando uma das frases para falar aos agremiados (a frase que inicia este texto), que revela a sensibilidade de Martin pelo que, de fato, importava tendo a certeza de que sozinho, por suas próprias forças, nada de importante ele conquistaria, mas tudo que buscasse por Deus, isso sim seria preservado.

Os agremiados sorteados naquela noite foram:

1. Gabriel Luiz Martinelli: "Nossas vidas começam a morrer no dia em que calamos coisas que são verdadeiramente importantes".
2. Maicon Custódio de Jesus da Silva: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".
3. Matheus José Borsoi: "Se lhe pedirem para ser varredor de ruas, varra as ruas como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha ou como Shakespeare escrevia".
4. Kaynan Cappucci Javaroni Fantebom: "O homem que não está disposto a morrer por uma causa não é digno de viver".

Esta sessão mostrou o que este Grêmio Literário, bem como o estudo da retórica, tem feito pelos seminaristas. Dos quatro sorteados, três estão no terceiro ano, encerrando suas oportunidades de discursar, mas todos deram um show de oratória, associando as frases com outros conhecimentos proferindo discursos bem formulados, com ideias coerentes e prendendo a atenção dos ouvintes. Alguns, inclusive, falando com mais desenvoltura do que quando preparam o discurso com semanas de previsão.

Este é o Grêmio Literário Santo Antônio, surpreendendo nossas expectativas, mostrando-se ser uma experiência de aprendizado e desenvolvimento perceptível na arte de falar bem, com coerência, defendendo suas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário