14 novembro, 2013

Última sessão de improviso do ano!


A 30ª sessão do Grêmio Literário, ocorrida na última terça-feira, dia 12, foi sessão de improviso, ou seja, os agremiados recebem uma frase escrita por algum pensador e, a partir dela, em no máximo 5 minutos de preparação, devem discursar a respeito dela. Nesta semana tivemos nada mais, nada menos, que 6 oradores galgando a tribuna!

A criatividade do secretário Ítalo Viggiani ainda não se esgotou. A cada sessão de improviso tivemos uma forma diferente de sortear os oradores. Desta vez, jogamos bingo, em que cada agremiado que ainda não havia discursado neste semestre recebe uma cartela e conforme fossem marcando três números chegava sua vez de discursar. Desta forma a ordem dos oradores e seus temas foi a seguinte:

1. Gustavo Antônio Gomes Ferreira:
"Quereis saber o que é a alma? Olhai um corpo sem ela".
(Pe. Antônio Vieira)
2. Ítalo Viggiani Santos:
"Trate uma pessoa como ela é, e ela ficará como é. Trate-a como ela poderia ser e ela se tornará o que deveria ser".
(Jimmy Johnson)
3. Rhuan Kaweê Sczecpcowski:
"O medo de morrer é o medo de ser substituído".
(Paulo de Araújo)
4. Vinícius de Menezes Fabreau:
"Uma nação vale pela cultura de seu povo".
(Miguel Couto)
5. Gabriel Luiz Geremia:
"Quando dois tigres lutam, é certo que um dos dois irá perder".
(Buda)
6. Arthur Emílio Holdefer:
"Ao tomar uma decisão você poderá cometer um erro; se você não tomar esta decisão, o erro já foi cometido".
(Von Karajan)

Os dois primeiros oradores são, respectivamente, o Presidente e o Secretário da Mesa Diretora do Grêmio Literário, ambos do 3º ano, se despedindo da tribuna com seu último discurso, mostrando aos demais o que aprenderam nestes três anos de estudo e prática da arte da oratória, com discursos inflamados, coerentes e com conteúdo. O terceiro e o quarto oradores são novatos na Academia, agremiados a pouco tempo, mas já demonstraram afinidade com esta nobre atividade. E os dois últimos oradores, ambos do 2º ano, já com um ano de prática no Grêmio, demonstraram sua evolução na postura, controle do nervosismo, e acúmulo de conteúdo para a organização de suas ideias.

Uma ótima sessão, com boas surpresas e nervos a flor da pele, o que é melhor ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário