30 novembro, 2013

Celebração Penitencial para o Advento


O fim do Ano Litúrgico está aí, um novo ano está para começar. Para bem prepararmos nosso espírito e coração para o tempo forte do Advento, tempo de espera e expectativa para a vinda do "Senhor, que vem"; do Emanuel, Deus-Conosco; aconteceu, nesta quinta-feira, dia 28, uma celebração penitencial na capela interna do seminário.

Uma celebração penitencial é uma oportunidade de se fazer uma avaliação da caminhada até aqui percorrida. Para os seminaristas, alguns estão encerrando sua experiência de seminaristas do Ensino Médio e, com a boa expectativa, se preparando para o ingresso no Postulantado, em Guaratinguetá. Para outros, que também terminam seu terceiro ano aqui na casa, avistam outras possibilidades para sua realização e vocação que puderam discernir no decorrer deste tempo. Para os seminaristas do 2º ano, é tempo de avaliar no que progrediram, no que faltaram, para no próximo e último ano, serem aqueles que darão exemplo aos novos que chegarem. Para os seminaristas do 1º ano, recém-chegados, é uma oportunidade de olhar para este ano de experiência aqui no seminário, e perceber o que do carisma franciscano mais lhe atraiu, o que atendeu às suas expectativas, e o quanto eles puderam se conformar a este estilo de vida.

Uma coroa do Advento foi montada no centro da capela, com as quatro velas acesas, como que um relógio que anuncia o grande momento da Encarnação, para o qual todos nós nos voltaremos nas próximas semanas. A cada momento da celebração, uma vela era apagada, sempre seguida de uma oração a Deus para que conservasse seu significado impresso em nossos corações: a vela da paz, a vela da alegria, a vela da conversão e a vela da esperança. Apagadas nesta celebração, mas sendo reacesas a cada domingo, em direção ao Natal.

Que a bênção do Menino-Deus esteja com nossos seminaristas neste novo ano que adentramos. Que reafirme sempre de novo seu propósito de seguir sua vocação e estenda esta bênção aos seus familiares, para os quais eles retornam no período de férias que se aproxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário