24 abril, 2014

A Semana Santa celebrada no Seminário


A Semana Santa no Seminário São Francisco de Assis foi uma rica experiência de fé e celebração tanto para os frades quanto para os seminaristas que nos encaminhavam para a grande festa da Páscoa do Senhor.

A rotina da casa muda completamente para bem viver esta experiência pascal, que já teve início no final de semana anterior, dia 11, com o retiro pregado por Frei Marcos Prado dos Santos que se estendeu até o Domingo de Ramos. Como todos os anos, as celebrações da Ceia do Senhor e da Vigília Pascal ocorreram na comunidade Nossa Sra. de Fátima, enquanto as da Paixão do Senhor e do Domingo de Páscoa se deram no seminário.

Na quinta-feira, dia 17, a casa foi preparada para a celebração do Ágape no refeitório, às escuras e em clima de oração, que se seguiu com a Vigília Eucarística na capela. O clima de silêncio e reserva se estendeu desde a vigília até a manhã do sábado. Ainda na sexta-feira, os seminaristas tiraram a manhã para um deserto para, à tarde, rezarem a via-sacra e a celebração da paixão junto aos fieis da comunidade local. A pedido dos próprios, à noite se reuniram para assistir ao filme “A Paixão de Cristo”.

A Vigília Pascal foi bem celebrada e seguida pela Ceia da Páscoa, no seminário, em clima festivo (além de muito chocolate, para alegria de todos...). Cristo ressuscitou!, todos cantavam (e creiam, foram muitos cantos neste final de semana...) no Domingo da Páscoa, que se juntou a motivos marcantes como a primeira comunhão do seminarista Matheus Rodrigues e o primeiro ano de ordenação presbiteral de Frei Rodrigo que se uniram para a festa da ressurreição, coroada com a sessão solene do Grêmio Literário e o recreio festivo à noite.

Mais tarde postaremos fotos da Semana Santa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário