02 abril, 2014

Texto: "Democracia?"


Vivemos em uma sociedade onde todos os nossos passos estão sob o olhar de alguém. Perdemos nossa privacidade, nossos próprio espaço. Há revelações recentes declarando que o governo trata o povo como pessoas suspeitas que devem e merecem ser espionadas. Somos animais de estimação e o governo é quem nos adestra.

Porém, queremos ser tidos como objetos que mudam de mãos a cada eleição, e são usados de qualquer maneira? A resposta é difícil. Existem pessoas que estão em tamanho estado de inércia que não preocupam-se com seus atos, que são controlados por mãos de governantes poderosos, assim formando os conhecidos campos de votos. Mas, existe uma massa que deseja que o governo melhore, não tendo medo de enfrentá-lo e cobrar o que prometeu.

Devemos mostrar aos governantes quem manda, talvez não de forma radical como no filme "V de Vingança", mas perceber que essas pessoas envolvidas na política só estão lá por nossa culpa. Quem possui o direito de voto? Nós. Quem põe as pessoas no poder a partir disso? Nós.

Sendo assim, quem realmente manda? Aquele que escolhe ou quem é escolhido? E principalmente perguntar-nos: por que temer, se vivemos em uma democracia e o povo tem a verdadeira força que é capaz de mudar um país?

Perguntas simples. Respostas complexas. Pensamentos pouco explorados.

É, basicamente, uma questão de querer...


"O povo não deve temer o governo, mas o governo temer o povo"
(V de Vingança)

Por Gabriel Luiz Martinelli, seminarista do 3º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário